Após sucessivos retrabalhos no local, a prefeitura promete ter resolvido o problema dos buracos na Avenida das Cataratas, em Foz do Iguaçu, com asfalto quente. A via está liberada para o trânsito.
Foi aplicado um novo material asfáltico na avenida, que é uma das principais do corredor turístico e ligação entre diversos bairros e regiões da cidade. A administração alega que os reparos anteriores não suportaram as chuvas mais fortes.
“Em um local onde a drenagem não é boa, num ponto de concentração de água, parte do asfalto reparado não suportou a quantidade de água, exigindo uma ação emergencial”, expôs a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras.
Assim, foi feita a compra emergencial de asfalto quente, o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Nessa solução, os materiais são aquecidos e misturados, resultando em uma mistura homogênea e com maior aderência entre os componentes.
O tempo de cura (secagem) é de uma hora, o que representa vantagens em comparação ao produto frio, que requer até três dias para secar. A rapidez na aplicação é crucial para restabelecer a trafegabilidade adequada na via, informou a prefeitura.
A secretária de Obras, Thaís Escobar, disse que a nova camada asfáltica irá proporcionar maior resistência, minimizando os riscos de novos danos em futuras chuvas. “Assim que for finalizado o pregão e a licitação, vamos atender a todas as demandas da cidade.”


