Com as pompas que costumam marcar cerimônias públicas, o prolongamento da Avenida João Paulo II, em Foz do Iguaçu, foi aberto ao trânsito de veículos nessa terça-feira, 3. Segue sem data, porém, o que a prefeitura chama do segundo trecho.
A obra tem custo de R$ 12,8 milhões, estava prevista para ser entregue no ano passado, mas não foi concluída na gestão do ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD). O investimento ocorre por meio de termo de conversão de área.
A extensão completa prevê a ligação da rodoviária, na Avenida Costa e Silva, à Avenida das Cataratas. O objetivo é criar uma rota para desafogar o trânsito nesse perímetro. Contudo, por enquanto, a João Paulo II estaciona na Avenida Felipe Wandscheer.
Ao H2FOZ, a prefeitura afirmou que ainda não há previsão de início e término das obras do trecho 2, até a Avenida das Cataratas. Já o segmento que acaba de ser inaugurado contempla pavimento rígido, tido como mais durável, e ponte sobre o Rio Mimbi.
Um detalhe: a nova obra converteu a Avenida João Paulo II em pista simples — a via é duplicada até a Rua Jorge Sanwais, mas não em seu prolongamento atual. A gestão municipal argumenta que seguir com a duplicação seria inviável pelo custo.
Avenida João Paulo II
Para a abertura da Avenida João Paulo II, um novo semáforo entrou em funcionamento na Felipe Wandscheer. No trecho, nessa terça-feira, por volta das 19h, a reportagem verificou filas de veículos para acessar essa avenida. Uma viatura policial precisou seguir na contramão por uma quadra da via, uma das principais ligações da Região Leste da cidade.
A prefeitura tem a expectativa de que o tráfego passe a ser mais eficiente, reduzindo congestionamentos e melhorando a acessibilidade para os cidadãos. “Esta obra não é apenas um prolongamento de uma avenida, mas um passo significativo para a mobilidade urbana de Foz do Iguaçu”, disse o prefeito Joaquim Silva e Luna (PL).
Além de melhorar o trânsito, a gestão municipal aposta que a avenida também beneficie ciclistas e pessoas que praticam corridas e caminhadas.
O prolongamento da João Paulo II era muito esperado pela população, mas com pista simples logo estará saturada e com trânsito complicado. Será que o custo de duplicação seria tão inviável assim, para um trecho de aproximadamente 600 metros?