Avenida Pedro Basso é tombada como Patrimônio Cultural de Foz

Túnel de árvores da via ressalta a beleza da natureza e o verde; espaço é requisitado para ensaios e fotos

Considerada uma das vias públicas mais bonitas de Foz do Iguaçu, a Avenida Pedro Basso acaba de ser tombada como Patrimônio Cultural. O anúncio foi feito pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cepac).

A decisão foi tomada em uma plenária do conselho e aprovada por unanimidade na quinta-feira, 17, segundo o presidente do Cepac, Pedro Louvain. “Os conselheiros entenderam que o processo tinha mérito.”

Com árvores que chamam atenção pela beleza e formam um túnel verde, a avenida de dois quilômetro de extensão se tornou um espaço instagramável a céu aberto e tem sido bastante requisitada para ensaios fotográficos e vídeos.

O tombamento compreende o trecho da avenida situado entre as ruas Rosa Cirilo de Castro e Manoel Rodrigues Filho.

A avenida foi tombada como Patrimônio Cultural Imóvel por caracterizar-se como um bem paisagístico oriundo de uma ação humana.

Tal concepção é diferente, por exemplo, do Parque Nacional do Iguaçu, que é um Patrimônio Natural, porque independe da ação humana, explica Louvain. Na avaliação dele, a avenida tem um valor extraordinário para o município.

O processo de tombamento foi analisado por uma comissão interna do Cepac e recebeu parecer da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu (SMMA), cujo relator foi Daniel Dantas.

Conforme o relatório, o trecho tombado tem 49 árvores tipuanas (Tipuana tipu), no alinhamento leste, e outras 48 árvores no alinhamento oeste.  

A tipuana é uma espécie de árvorenativa da América do Sul, com destaque para o Norte da Argentina e Bolívia, e comum na arborização urbana brasileira.

No relatório é sugerido que o tombamento seja flexível e possibilite a implantação de melhorias na avenida, a exemplo de ciclovias e mobiliário urbano, sem deixar de preservar o passeio.

O relator ainda ressalta que a avenida tem importância histórica e cultural para a cidade e que o tombamento “ajuda a proteger o patrimônio cultural urbanístico, evitando degradação e intervenções inadequadas, possibilitando regras claras para conservação e manutenção”.

A decisão será publicada no Diário Oficial do Município.

Avenida passará por adequações

Com o tombamento, algumas adequações precisarão serem feitas para conservar a avenida, frisa Louvain. O Cepac fez uma recomendação ao poder público para que os cabos que hoje passam pelo alto das árvores sejam transformados em subterrâneos.

Também determinou melhorias para evitar a poluição visual causada por placas comerciais.

No trecho tombado foram contabilizadas cerca de dez placas na calçada e em áreas perpendiculares. Tais placas precisariam ficar posicionadas paralelas ao alinhamento predial.  

Avenida Pedro Basso
Trecho tombado fica entre as ruas Rosa Cirilo e Manoel Rodrigues. Foto: Marcos Labanca

Os proprietários de imóveis terão um prazo de 12 meses para adaptar-se ao protocolo.

Outra preocupação é em relação à substituição das árvores. Caso haja necessidade, será preciso que sejam da mesma espécie ou similar.  

O tombamento da Avenida Pedro Basso foi solicitado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) e por um técnico da prefeitura.

Veja a lista de bens já tombados em Foz do Iguaçu:

1. Obelisco do Marco das Três Fronteiras
2. Colégio Bartolomeu Mitre
3. Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (antigo Fórum Estadual)
4. Sede do Gresfi (antigo aeroporto do Parque Nacional)

5. Teatro Otília Schimmelpfeng (Barracão)
6. Palácio das Cataratas (Paço Municipal)
7. Antiga Câmara de Vereadores
8. Casas Harry Erwin Shincke e Laly Shincke

9. Bosque dos Macacos
10. Conjunto de Três Casas da Avenida Brasil
11. Avenida Pedro Basso

Teatro Barracão é uma das principais referências culturais de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Teatro Barracão é uma das principais referências culturais de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.