Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Codefoz avança em projeto de desenvolvimento para Foz do Iguaçu

Cidade

Codefoz avança em projeto de desenvolvimento para Foz do Iguaçu

Definição de ações estratégicas envolve sociedade civil, setor empresarial, prefeitura e Itaipu Binacional.

3 min de leitura
Codefoz avança em projeto de desenvolvimento para Foz do Iguaçu
Vista aérea de Foz do Iguaçu - foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Propostas para a agenda prioritária de desenvolvimento de Foz do Iguaçu foram debatidas em plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). Conforme o colegiado, são projetos e iniciativas baseadas em eixos estruturantes, com ações de curto, médio e longo prazo.

A elaboração reúne à mesa sociedade civil organizada, setor empresarial e poder público. O documento final será entregue à direção-geral brasileira da Itaipu Binacional para avaliação de apoio à execução.

Publicidade

As proposições partem do Grupo de Trabalho Estratégico (GTE), que está unificando uma agenda de instituições públicas e privadas. Sugestões poderão ser encaminhadas, para apreciação do conselho, até o dia 15 de julho, via e-mail secretariaexecutiva@codefoz.org.br. O Conselho Municipal de Turismo reunirá seus projetos e ações junto às entidades que o compõem.

Plenária debateu propostas para agenda de desenvolvimento de Foz do Iguaçu – foto: Divulgação


O secretário do Codefoz, Carlos Silva, destacou a importância da união em torno de um projeto único para a cidade. “O nosso papel é unir as vontades coletivas. “Por isso buscamos essa unidade de ação para pensar, planejar e ajudar a construir Foz do Iguaçu como um todo”, enfatizou.

Representante da Itaipu Binacional na plenária do Codefoz, Aline Albuquerque reforçou o compromisso da empresa com Foz do Iguaçu, enaltecendo esse trabalho do conselho. “É necessário o debate sobre eixos macros, para então se definir quais ações devem ser priorizadas”, frisou.

Publicidade

Passo à frente

O vice-prefeito Francisco Sampaio respaldou a soma de forças em torno de uma agenda comum e a vinculou a outras normas ordenadoras. “O incremento do plano diretor pode ter influência em todos os outros projetos”, mencionou, defendendo a necessidade de atualização desse instrumento de planejamento.

Para o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, há ações de sua pasta que se comunicam com pautas elencadas, destacando o diálogo. “É nessa soma, prefeitura, Itaipu e sociedade organizada, que vamos construir”, afirmou, colocando-se à disposição do processo de elaboração.

Publicidade

O presidente Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Danilo Vendruscolo lembrou a integração da região trinacional. “Somos uma cidade que recebe turistas, que precisam ter livre circulação, assim como há as questões de transporte, comércio e logística. As prioridades devem incluir essas preocupações”, refletiu.

Projetos são vinculados a eixos estruturantes, prevendo ações de curto, médio e longo prazo – foto: Divulgação


O economista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, José Borges Bomfim Filho, as propostas que estão sendo reunidas já podem compor um banco de projetos da cidade. “Poderão ser apresentadas até mesmo a futuros gestores, para que saibam, antecipadamente, qual é a prioridade de Foz do Iguaçu”, defendeu.

Papel do Codefoz

O Codefoz aglutina instituições e promove o debate considerado estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. Para cumprir esse papel, é formado por representantes indicados por organizações da sociedade civil, universidades, órgãos de classe e do poder público municipal, estadual e federal.

Na definição da agenda prioritária de projetos à Itaipu Binacional, a mesa diretora do Codefoz coordena o Grupo de Trabalho Estratégico, formado por organismos públicos e privados. Esse colegiado identifica e propõe demandas, além de receber as proposições de outras instâncias de governança.

(Com informações do Codefoz)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.