Como pedir caçamba de graça à prefeitura em Foz do Iguaçu

O programa comunitário conta com 30 equipamentos para recolhimento de inertes.

Apoie! Siga-nos no Google News

A prefeitura divulgou orientações aos moradores que queiram solicitar caçamba comunitária gratuita em Foz do Iguaçu. Há mudanças no serviço, que antes contemplava os pedidos por meio de um aplicativo.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM: Concurso da Guarda Municipal: prefeitura contrata fundação organizadora

Agora, a requisição deve ser feita exclusivamente por lideranças de bairro, de forma presencial, no Protocolo-Geral do Município, na Rua Benjamin Constant, 244, centro. Ou pelo Protocolo Digital, no site da prefeitura.

“Com a mudança, os solicitantes podem acompanhar o processo e terão mais facilidade em protocolar o requerimento”, cita a gestão. O líder do bairro também define os locais de instalação do equipamento.

O programa é voltado para as comunidades populares e vulneráveis, e reúne 30 equipamentos para recolhimento de inertes. Em 2023, foram 614 atendimentos nas comunidades, com a coleta de 762 toneladas de materiais.

Orientações

As caçambas são destinadas para o descarte de resíduos domésticos que não são recolhidos pela coleta de rejeitos e orgânicos nem pela de recicláveis. É possível destinar restos de construção civil, madeiras e colchões.

“Galhos também são aceitos, mas devem ser dispostos no lado de fora”, informa a Agência Municipal de Notícias. É proibido o descarte de materiais que cheguem em caminhões ou caminhonetes, os quais devem ser levados ao aterro sanitário em veículos particulares. O serviço é gratuito.

Devem ser devolvidos ao local de compra ou deixados em pontos de coleta específicos:

  • lâmpadas;
  • baterias;
  • telhas; e
  • materiais perigosos.

“As caçambas não aceitam recicláveis”, enfatiza a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira. “Por esse motivo, solicitamos apoio da liderança comunitária para fazer chegar aos moradores as informações sobre a coleta seletiva de recicláveis e o descarte dos resíduos perigosos.”

Ao líder de bairro cabe:

  • estabelecer os horários para descarte;
  • não permitir materiais proibidos;
  • zelar pelos equipamentos e materiais deixados pela prefeitura; e
  • comunicar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a retirada das caçambas.

Contato

O órgão ambiental do município pode ser acessado pelo WhatsApp (45) 3308-2165.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.