A comunidade da região do AKLP, próximo à Vila A e Belvedere, em Foz do Iguaçu, reativou o seu Conselho Local de Saúde. Promovido no início de julho, o encontro marcou a retomada das atividades do órgão, inativo durante a pandemia, e contou com a presença expressiva de moradores, servidores da saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus).
O Conselho Local de Saúde é uma ponte entre a comunidade e os gestores. Cabe ao conselho exercer o poder de fiscalizar os serviços oferecidos pelas unidades básicas de saúde (UBSs), levantar e apresentar demandas, e colaborar na construção de soluções para a saúde do bairro.
Por isso, a participação de moradores, trabalhadores e usuários do SUS no conselho é uma experiência de formação cidadã na defesa de uma saúde pública gratuita e de acesso irrestrito.

Aline Mattos, recém-eleita vice-coordenadora, expressou seu otimismo com o novo ciclo. “É uma honra e uma grande responsabilidade assumir essa posição. Nosso principal objetivo é reconstruir essa ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, garantindo que o conselho seja um espaço democrático, ativo e que realmente faça a diferença no dia a dia das pessoas. A força deste recomeço vem da união de todos: moradores, trabalhadores da saúde e o apoio do Comus.”
O coordenador eleito é João Tavares, e a vice-coordenadora é Aline Pio Novo Mattos. Estiveram presentes na solenidade: Silvio Marcelino, representando o Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (Comus), os representantes dos conselhos locais do Porto Belo e Carimã, bem como representantes do Conselho Tutelar e da Associação de Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi).