Foz do Iguaçu sediou, no último fim de semana, um encontro inter-religioso denominado Construindo a Paz. Coordenado pela Diocese da Igreja Católica em Foz do Iguaçu, o evento teve a parceria do Movimento dos Focolares.
Leia também:
Ato Pró-Palestina em Foz: “Se queremos humanidade, precisamos ser humanos”
A atividade, que atraiu representantes de diferentes religiões, bem como autoridades civis, atendeu a um apelo do papa Leão XIV. De acordo com o pontífice, é preciso que a humanidade atue em prol de paz, diálogo, oração e fraternidade.
Entre os objetivos do debate em Foz do Iguaçu, propiciar a construção da paz e o respeito às diferenças como uma forma de combater os preconceitos, o conhecimento mútuo, a convivência e o fortalecimento da unidade na diversidade.

Dom Sérgio de Deus Borges, bispo católico de Foz do Iguaçu, enfatizou a importância de investir em uma educação para a paz.
“Esta palavra [paz] marca as relações entre os povos, comunidades, comunidades religiosas e famílias. Precisamos fazer isto nos educando para a paz”, afirmou.
A comunidade árabe islâmica esteve representada pelo Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu e pela Sociedade Beneficente Islâmica.
“Somos seres de um único Deus, criados diferentes para nos conhecermos e não nos confrontarmos, mas para nos completarmos, cooperarmos no bem e não na hostilidade”, ressaltou Oussama El Zahed, líder religioso da mesquita de Foz.
Na mesma linha, Marcos Antônio Pinheiro, representante da Associação Religiosa de Matriz Africana em Foz do Iguaçu, destacou o conhecimento como forma de combater o preconceito. “Deus é um só, independente do credo, do idioma e da religião”, disse.
Capital Nacional da Integração Religiosa
Durante o debate, os participantes sugeriram a criação de um fórum permanente para o diálogo inter-religioso. Além disso, manifestaram o desejo de tornar Foz do Iguaçu a “Capital Nacional da Integração Religiosa”.
(Com informações da assessoria)

