Moradores de Foz do Iguaçu convivem nas últimas semanas com constantes oscilações e falta de energia. As reclamações partem de vários bairros da cidade. Nesta quinta-feira, 15, a região mais atingida foi a Sul e parte da Leste.
Reclamações foram feitas por moradores dos bairros Carimã, Mata Verde, Cognópolis, Arroio Dourado, Buenos Aires e São Roque. Procurada pela reportagem, a Copel informou que ocorreu um desligamento na manhã desta quinta-feira, 15, na região à margem esquerda da Avenida das Cataratas.
Cerca de 3,4 mil imóveis foram afetados por 36 minutos. O fornecimento foi regularizado às 7h44 para todos os clientes, e a companhia estuda as causas da interrupção.
Oscilações são constantes
As oscilações ou falta de luz começaram a intensificar-se no final de dezembro, entre o Natal e o Ano Novo. No Panorama, uma moradora teve a jarra elétrica queimada no apartamento, porque a luz caia e voltava várias vezes.
Apesar de desligado, o aparelho estava na tomada. A luz voltou, e o objeto acabou sendo queimado. Segundo a dona de casa Leonilda Rúbio, o problema teria sido pior se uma fritadeira elétrica que estava ao lado da jarra tivesse sido queimada também.

Na primeira semana de janeiro, oscilações e quedas de energia foram registradas no Campos do Iguaçu, Panorama, Jardim Manaus e Morumbi 2. No Panorama, a luz caiu por três dias consecutivos após as 19h e retornou tempos depois.
No Campos do Iguaçu, um morador precisou ficar fora de casa por 20 minutos até a luz voltar, porque o portão eletrônico parou de funcionar e ficou aberto. Nesse caso e no do Jardim Manaus, a Copel realizava manutenção na rede.
Consumidor pode reclamar
Para os consumidores que tiveram aparelhos danificados em decorrência do fornecimento de energia elétrica, é possível registrar reclamação para fins de ressarcimento.
Basta entrar no link abaixo e preencher informações:
https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/ressarcimento-de-danos/.


