Rádio Clube
H2FOZ
Início » Cidade » Ferramenta desenvolvida em Foz do Iguaçu auxilia na gestão de trânsito

Cidade

Ferramenta desenvolvida em Foz do Iguaçu auxilia na gestão de trânsito

Pesquisadores da Unila sincronizaram informações geradas pelo aplicativo Waze for Cities com o mapa da cidade.

3 min de leitura
Ferramenta desenvolvida em Foz do Iguaçu auxilia na gestão de trânsito
Trânsito noturno na Avenida Jorge Schimmelpfeng, em frente à Praça do Mitre. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), reunidos no grupo de pesquisa em Mobilidade e Matriz Energética, estão desenvolvendo uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar na gestão do trânsito, através da sincronização dos dados de aplicativos de mobilidade, como o Waze for Cities, com o mapa da cidade.

Leia também:
Trânsito: confira as vias e cruzamentos mais perigosos de Foz do Iguaçu

Publicidade

Conforme a assessoria da Unila, o trabalho é executado pelos estudantes de Engenharia de Energia, João Gabriel de Souza Mesquita e Gabriel Soares, e pelo docente de Geografia, Diego Flores. A coordenação é do professor Ricardo Hartmann.

“Essa não é uma ferramenta para o usuário final. Essa é uma ferramenta para a gestão de trânsito da cidade”, explica Hartmann, detalhando que o projeto ocorre em parceria com o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e com a Guarda Municipal, responsável pelo Programa Vida no Trânsito.

Os dados captados pelo Waze for Cities são lançados em um mapa georreferenciado e sincronizados por períodos determinados, de 24 a 72 horas. “É como se fosse uma fotografia daquele período, só que registrada em dados”, detalha João Gabriel.

Mapa com o georreferenciamento dos dados gerados pelo aplicativo.
Mapa com o georreferenciamento dos dados gerados pelo aplicativo na faixa das 18h às 19h de 24 de julho.

“A cada momento, a cada relatório, os dados vão me dizer qual é o local de engarrafamento, qual é a velocidade média, qual é o comprimento do engarrafamento, a posição exata. O diferencial, então, é que podemos fazer análises estatísticas e oferecer ao município”, complementa.

Em material distribuído à imprensa, a Unila informa que o trabalho está em sua primeira fase, que é o desenvolvimento da ferramenta em si. Nas próximas etapas, serão adicionadas “camadas” que irão indicar em quais pontos existem lombadas, geradores de trânsito (escolas, igrejas) e semáforos entre outros aspectos.

“A ideia é que esses dados cheguem ao Foztrans e à Guarda Municipal e que eles tenham numa sala de controle todas essas camadas”, pontua Hartmann. O relatório com os primeiros resultados obtidos com o mapeamento será divulgado no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, nos dias 13 e 14 de setembro, em Foz.

No futuro, o projeto poderá se tornar um produto a ser oferecido ao mercado. Para tanto, foi criada a empresa júnior Energética, à qual estão vinculadas as ações hoje desenvolvidas pelos integrantes do grupo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.