Foz do Iguaçu terá um novo centro de cultura e esportes, estimado em R$ 2,1 milhões. O equipamento será construído na região do Porto Meira, no Conjunto Habitacional Buba, próximo à ocupação Bubas, para uso da comunidade.
O CEU da Cultura (Centro de Artes e Esportes Unificados) estará localizado nas ruas Castanha-do-Pará e Tamarindo. A prefeitura autorizou a licitação da obra, com recursos do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
De acordo com a gestão municipal, a construção do CEU faz parte de um pacote de obras voltadas à urbanização e inclusão social da região. E se soma a outros R$ 25,7 milhões em investimentos de infraestrutura arcados pelo Governo do Paraná e prefeitura.
CEU da Cultura incluirá biblioteca, espaço de leitura, sala multifuncional, incubadora cultural, estúdio de gravação, pátio coberto, secretaria, recepção, banheiros, vestiários, área técnica e cantina. A proposta prevê a expansão do espaço com módulos eletivos.
Centro cultural
O diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Dalmont Benites, destaca o impacto do novo equipamento. “O CEU será um espaço de convivência, leitura, criação e pertencimento. É uma entrega que transforma vidas e fortalece a identidade da periferia”, frisa.
O Centro de Artes e Esportes Unificados era esperado pela comunidade, expõe o presidente da Associação de Moradores da Ocupação Bubas, Ronaldo Soares. “Esse espaço vai abrir muitas portas. Hoje, usamos a sede da associação, que é pequena. O CEU será ótimo pra todos nós.”
Os CEUs da Cultura objetivam promover o acesso a equipamentos culturais em territórios de vulnerabilidade social. O projeto integra ações do PAC Seleções e do programa federal Territórios da Cultura.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)
Que boa notícia, um centro cultural. Precisamos de vários na cidade. 👏🏼👏🏼