Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Funciona? Testamos o CliveBus, aplicativo dos ônibus de Foz do Iguaçu

Cidade

Funciona? Testamos o CliveBus, aplicativo dos ônibus de Foz do Iguaçu

Ferramenta permite verificar quais linhas passam no ponto, horários e posição em tempo real dos coletivos.

4 min de leitura
Funciona? Testamos o CliveBus, aplicativo dos ônibus de Foz do Iguaçu
Mobilizados pela aprovação, estudantes rememoraram: "luta de 30 anos" - foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Desde o mês de setembro, os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu têm à disposição um aplicativo para acompanhar, em tempo real, informações como linhas que passam em cada ponto, horários dos próximos coletivos e posição em tempo real dos veículos. De uso gratuito, o CliveBus conta com versões para Android e iOS.

O aplicativo também permite consultar o saldo do cartão de transporte e fazer recargas on-line, informando o número do CPF e a senha de usuário cadastrada no sistema da Viação Santa Clara. Já no caso das recargas físicas, é possível verificar os locais mais próximos para a compra de créditos, que valem R$ 4,50 a inteira e R$ 2,25 a meia (estudantes).

Publicidade
Menu do CliveBus, com opções como saldo e recarga

A função mais usada, porém, é mesmo a de pesquisa de horários e localização dos ônibus, que possibilita ao passageiro programar-se para que a espera no ponto não seja tão grande. Para usar, você precisa habilitar o aplicativo a registrar sua localização e ter internet (na falta do 4G, abra o CliveBus com o Wi-Fi de casa ou do trabalho antes de sair).

Localização dos pontos de ônibus no mapa

A navegabilidade pode ser melhorada, mas é simples: você clica no ponto onde pretende embarcar (atenção para não escolher o lado errado da rua), e o aplicativo mostra quais coletivos passam ali e quantos minutos faltam para cada um. Para calcular o tempo, a ferramenta usa a posição atual do ônibus e a demora estimada no trajeto.

Aplicativo mostra as linhas que passam no ponto e quanto tempo falta para o próximo ônibus

Escolhendo a linha que lhe interesse, você pode expandir detalhes como o número do veículo (11058), se há adaptação para cadeirante, quantos minutos faltam para passar no ponto e em que parte do trajeto o ônibus está, selecionando o ícone “Mapa” e ajustando o zoom até visualizar a posição, atualizada a cada 60 segundos.

Publicidade
Ícone maior mostra a localização do ônibus no trajeto

Desempenho

Funciona? No geral, sim, contudo fatores como engarrafamentos e paradas a mais pelo caminho levam o aplicativo a recalcular para cima o tempo de espera. Além disso, a mensagem de que o ônibus está passando “agora”, exibida quando ele está próximo, não significa exatamente no momento, e sim num intervalo de até dois minutos (corra que ainda dá).

Publicidade

Outro aspecto percebido pelo H2FOZ durante os dias de teste foi que alguns coletivos, talvez mais antigos, não mostram a posição em tempo real. Nesses casos (que ficam fáceis de identificar quando você se acostuma com o aplicativo), o horário de passagem no ponto é apenas uma estimativa, com base na hora de saída e chegada da tabela.

Em outubro, a reportagem fez cerca de 30 viagens consultando a posição do ônibus no CliveBus, em linhas como Interbairros, Três Bandeiras, Três Lagoas Praia e Vila A JK. Apesar de algumas imprecisões e atrasos (já descritos acima), a equipe não perdeu o embarque nenhuma vez, o que já é, de certa forma, um avanço.

Aplicativo permite consultar os horários das linhas e marcar as mais usadas como “favoritas”

Curtimos:
– saber a posição do ônibus ajuda na programação e diminui a espera no ponto;
– as tabelas de horários e itinerários são fáceis de consultar.

Pode melhorar:
– nem todos os ônibus mostram a posição em tempo real no trajeto;
– alguns pontos menos usados não constam ou aparecem só de um lado da rua.

Download do CliveBus:
Android | iOS

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.