Prefeito Chico Brasileiro sanciona lei que amplia cobrança do IPTU

Nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Município. Foto da sede da prefeitura: Marcos Labanca/Arquivo

Norma de autoria do Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores, altera o Sistema de Avaliação de Imóveis em Foz do Iguaçu.

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) sancionou as alterações na Lei Complementar nº 186/2011, que modifica o Sistema de Avaliação de Imóveis em Foz do Iguaçu para fins de tributação, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A norma foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 27.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Com a mudança, serão adicionadas e tributadas juntamente, e conforme a área da construção principal, edificações como salão de festas, churrasqueira, piscina e área de pergolado. Também passam a ser tributados desse modo espaços como ofurô (banheira), sauna, gazebo (estrutura aberta e ao ar livre) e quadra de esportes.

A nova lei muda o cálculo do Fator G (Fator Geométrico) de um imóvel com mais de uma confrontação para a mesma rua. A normativa estabelece que esse referencial deverá ser aferido pela média das testadas (frente) dos imóveis da quadra onde fica o lote.

A prefeitura justificou o projeto como sendo uma iniciativa para fazer justiça fiscal, devendo incidir principalmente nos condomínios horizontais fechados. Para a oposição na Câmara de Vereadores, trata-se de uma mudança para aumentar a arrecadação em tempos de crise com a ampliação da tributação do IPTU.

Para ser aprovado no Legislativo, o projeto assinado por Chico Brasileiro recebeu os votos dos vereadores Adnan El Sayed (PSD), Anice (PL), Kalito Stoeckl (PSD), Ney Patrício (PSD), Maninho (PSC), Protetora Carol (PP), Rogério Quadros (PTB) e Yasmin Hachem (MDB). Votaram contra a mudança: Cabo Cassol (Podemos), Edivaldo Alcântara (PTB), Galhardo (Republicanos), Jairo Cardoso (DEM) e João Morales (DEM). Os edis Alex Meyer (PP) – com justificativa – e Dr. Freitas (PSD) não compareceram à sessão.

Leia também:

Câmara aprova projeto que altera Sistema de Avaliação de Imóveis para fins de IPTU

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.