Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Prefeitura criará Poupa Tempo digital para agilizar serviços ao morador em Foz

Cidade

Prefeitura criará Poupa Tempo digital para agilizar serviços ao morador em Foz

Iniciativas digitais incluem robôs de atendimento em serviços e processos, integrando o projeto Cidade na Palma da Mão.

3 min de leitura
Prefeitura criará Poupa Tempo digital para agilizar serviços ao morador em Foz
Gestão quer converter Foz do Iguaçu em cidade inteligente e digital - foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade


A prefeitura pretende implantar o Poupa Tempo Municipal, uma ferramenta digital que visa a reunir os serviços públicos em Foz do Iguaçu, agilizando o atendimento ao cidadão. A iniciativa faz parte do projeto Cidade na Palma da Mão, da atual gestão.

Por meio de uma plataforma, o cidadão poderá acessar os serviços pelo celular, computador e totens em pontos estratégicos pela cidade. E de forma presencial, mediante apoio de servidores públicos para orientar sobre a tecnologia.

Publicidade

Poupa Tempo Foz

As inovações do projeto Cidade na Palma da Mão foram apresentadas à Câmara, no último dia 11, pelo secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital, Luiz Teixeira. Aos vereadores, ele prometeu que as ações deverão transformar Foz do Iguaçu em uma cidade inteligente e digital.

Publicidade

“O objetivo é garantir que o cidadão resolva suas demandas de qualquer lugar, com praticidade e rapidez”, disse. “E quem não tiver familiaridade com o digital contará com orientação presencial, para aprender a usar a plataforma na próxima vez”, completou.

Robôs para atender

Junto com a integração dos serviços, o projeto está implantando “servidores virtuais”. São robôs que foram desenvolvidos para atender a população e para otimizar e agilizar processos. Eles atuam nas seguintes pastas e funções:

Publicidade
  • Procuradoria: automatiza o atendimento de cinco serviços, agilizando demandas simples, o que libera procuradores para casos mais complexos.
  • Saúde: monitora a aplicação de vacinas e atualização de registros, gerando maior controle e segurança sanitária.
  • Gestão Interna: reúne dados das secretarias e consolida relatórios de desempenho. O prefeito pode acompanhar em tempo real o andamento dos projetos e a execução das metas do plano de governo.

O secretário afirmou que essa virtualização torna a prestação de serviço eficaz e transparente. “Esses robôs são os primeiros servidores virtuais da história de Foz do Iguaçu. Eles trazem mais eficiência, transparência e agilidade para a administração pública”, avaliou Teixeira.

Segurança e educação

A administração também está atuando na implementação de plataformas com inteligência artificial (IA) em setores como educação e segurança. O secretário destacou que busca exemplos em outras cidades, com cases de sucesso, e apontou para oportunidades de captação de recursos no setor de inovação e tecnologia.

Publicidade

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    1 comentário em “Prefeitura criará Poupa Tempo digital para agilizar serviços ao morador em Foz”

    1. General Falido

      A Prefeitura não consegue nem tampar o buracos das cidade, as ruas de Foz parece de uma cidade abandonada. Só vão fazer alguma coisa quando sair noticias que algum motoqueiro morreu por contas das crateras que tem nas ruas da cidade. E veem falar de cidade da na palma da mão. O tal do aplicativo eOuve vc abre uma reclamação e nunca sai do lugar.

    Os comentários estão encerrado.