A prefeitura pretende implantar o Poupa Tempo Municipal, uma ferramenta digital que visa a reunir os serviços públicos em Foz do Iguaçu, agilizando o atendimento ao cidadão. A iniciativa faz parte do projeto Cidade na Palma da Mão, da atual gestão.
Por meio de uma plataforma, o cidadão poderá acessar os serviços pelo celular, computador e totens em pontos estratégicos pela cidade. E de forma presencial, mediante apoio de servidores públicos para orientar sobre a tecnologia.
Poupa Tempo Foz
As inovações do projeto Cidade na Palma da Mão foram apresentadas à Câmara, no último dia 11, pelo secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital, Luiz Teixeira. Aos vereadores, ele prometeu que as ações deverão transformar Foz do Iguaçu em uma cidade inteligente e digital.
“O objetivo é garantir que o cidadão resolva suas demandas de qualquer lugar, com praticidade e rapidez”, disse. “E quem não tiver familiaridade com o digital contará com orientação presencial, para aprender a usar a plataforma na próxima vez”, completou.
Robôs para atender
Junto com a integração dos serviços, o projeto está implantando “servidores virtuais”. São robôs que foram desenvolvidos para atender a população e para otimizar e agilizar processos. Eles atuam nas seguintes pastas e funções:
- Procuradoria: automatiza o atendimento de cinco serviços, agilizando demandas simples, o que libera procuradores para casos mais complexos.
- Saúde: monitora a aplicação de vacinas e atualização de registros, gerando maior controle e segurança sanitária.
- Gestão Interna: reúne dados das secretarias e consolida relatórios de desempenho. O prefeito pode acompanhar em tempo real o andamento dos projetos e a execução das metas do plano de governo.
O secretário afirmou que essa virtualização torna a prestação de serviço eficaz e transparente. “Esses robôs são os primeiros servidores virtuais da história de Foz do Iguaçu. Eles trazem mais eficiência, transparência e agilidade para a administração pública”, avaliou Teixeira.
Segurança e educação
A administração também está atuando na implementação de plataformas com inteligência artificial (IA) em setores como educação e segurança. O secretário destacou que busca exemplos em outras cidades, com cases de sucesso, e apontou para oportunidades de captação de recursos no setor de inovação e tecnologia.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)


