Prefeitura quer passar gestão administrativa e financeira do terminal para o Foztrans

Proposta com mudanças envolvendo o TTU tramita na Câmara de Vereadores - Foto: Marcos Labanca

O instituto poderá explorar economicamente espaços comerciais e os sanitários do TTU, operando ou concedendo os serviços a terceiros.

Projeto de lei de autoria do prefeito Chico Brasileiro (PSD) prevê a transferência da gestão administrativa e financeira do terminal de ônibus para o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans). A proposta em trâmite no Legislativo deverá ser votada pelos vereadores de Foz do Iguaçu.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Acesse a íntegra do projeto.

Com a gestão do Terminal de Transporte Urbano (TTU), o instituto terá atribuição para explorar economicamente o equipamento público, feita pelo órgão próprio ou por terceiros, das salas comerciais desocupadas e espaços para serviços. Também terá direito de fazer a “exploração de serviços de sanitário diretamente ou através de concessão”, diz o texto do PL.

Reformado recentemente, a segurança na área do equipamento público de transporte e a abertura do terminal para o processo de integração dos passageiros que utilizam dinheiro para o pagamento da passagem são pedidos recorrentes, o que não está explicado no texto do projeto. O horário de funcionamento e as condições dos banheiros também são fatores de reclamação de usuários do espaço.

Na justificativa da proposta, a prefeitura informa que o Foztrans já realiza atividades de gestão do terminal, carecendo, no entanto, de lei específica. Com essa autorização, o órgão terá respaldo jurídico para explorar ou gerir os ambientes que vão dos banheiros aos espaços comerciais com salas e lanchonetes, com mais agilidade, devido à sua constituição formal.

Diz o projeto que a intenção é “oferecer melhores condições aos iguaçuenses que diariamente necessitam do transporte público”. A gestão municipal pede que a proposição tramite em regime de urgência, a fim de fazer licitação de serviços de limpeza e outros.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.