Ponte Internacional da Amizade, ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Professor de Foz do Iguaçu lança livro sobre fronteira e relações internacionais

Pesquisador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o professor Micael Alvino da Silva, do curso de Relações Internacionais e Integração, participa nesta quinta-feira (8) do lançamento do livro “Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas”, publicado pela editora Alameda. O evento virtual acontece a partir das 19h, no canal da editora no YouTube.

Silva é um dos organizadores da obra, ao lado da pesquisadora Isabelle Christine Somma de Castro, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Em debate, temas como os impactos das políticas públicas de Brasil, Paraguai e Argentina em uma área socialmente sensível como Foz do Iguaçu e a fronteira trinacional.

O livro está dividido em três blocos, que buscam respostas sobre os contextos da região na virada do século: a Tríplice Fronteira como campo de pesquisa acadêmica; principais temas da inserção internacional da Tríplice Fronteira nos âmbitos regional e internacional; e políticas públicas para as áreas de fronteira.

Para tanto, duas perspectivas são adotadas. A primeira envolve a integração regional (infraestrutura viária e Itaipu Binacional) e o comércio internacional, representado pela triangulação China-Paraguai-Brasil e as imigrações chinesa e árabe. A segunda abrange a conexão da região ao comércio global, tocando também em problemas como os crimes transnacionais e supostas ações de financiamento ao terrorismo.

Conforme os organizadores, o livro traz dados demográficos e de mobilidade humana diária, que ajudam a entender algumas das características da região. Com 246 páginas, “Além dos limites” está à venda por R$ 46 no site da editora Alameda.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 68 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ