O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) entregou a obra Perimetral Leste de Foz do Iguaçu e anunciou a liberação da rodovia para o fluxo de veículos, em evento nesta quinta-feira, 11. Ele também fez vistoria técnica nas novas aduanas junto à Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai.
Mas o governo federal, que é parte do projeto, afirma que a nova via não está adequada para o trânsito e que a rodovia é federal, um segmento da BR-277 (veja abaixo).
O governador disse que cumpriu um requisito contratual ao “entregar as chaves” da estrutura alfandegária para os governos federais do Brasil e do Paraguai inaugurarem os equipamentos públicos e darem início às operações fronteiriças. “Essa é obrigação do estado”, declarou.
Quanto à perimetral, segundo Ratinho Junior, a liberação do fluxo é responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). “Estamos liberando o trânsito da perimetral, que está pronta e apta para uso. Até porque estamos no fim de ano, e o número de turistas é gigante. Querermos dar fluidez ao trânsito usando a via.”
A solenidade foi realizada no pátio da nova aduana do Brasil com o Paraguai, seguida de ato em trecho da Perimetral Leste, no qual o estado inaugurou a via. Participaram dos eventos agentes públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade iguaçuense e uma delegação vinda de cidades paraguaias.
Liberação da via
O secretário de estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, informou que o projeto precisou ser adequado durante a execução, para atender a demandas de órgãos que irão atuar na nova estrutura. “Estamos entregando 100% do projeto que recebemos, e a obra está absolutamente adequada para receber o tráfego”, pontuou.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, enfatizou que a Perimetral Leste e as suas obras complementares, assim com a Ponte da Integração, irão fomentar ainda mais uma região trinacional que soma um milhão de habitantes. “É uma obra importante em muitos sentidos, inclusive separa as logísticas do turismo e do transporte internacional de cargas.”
Já prefeito Joaquim Silva e Luna (PL) destacou os benefícios da via para a mobilidade, contribuindo para mais fluidez do tráfego com os países vizinhos. “E retira o trânsito de cargas de dentro da nossa cidade, aliviando a malha e contribuindo para o transporte de cargas, para o morador e para nosso turista”, opinou.
Posição dos órgãos federais
Órgãos do governo federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se pronunciaram afirmando que a Perimetral Leste não tem condições técnicas de trânsito. E indicaram inadequações na sinalização horizontal, ausência de implantação completa da sinalização vertical e pendência de dispositivos de proteção, como defensas metálicas e barreiras de concreto.
“Além disso, não foi realizada a vistoria técnica conjunta entre a PRF e o DNIT, etapa indispensável e prevista em norma para atestar a aptidão da via”, salientaram. Conforme a PRF, o Código de Trânsito Brasileiro proíbe a entrega ou reabertura de vias pavimentadas sem a devida sinalização vertical e horizontal, fator de circulação segura aos usuários.
Perimetral Leste
A obra decorre de parceria entre os governos estadual e federal e a Itaipu Binacional. A rodovia, de 14,7 quilômetros, é uma conexão da BR-277 com a Ponte da Integração. Conforme o Governo do Paraná, o investimento total atualizado ultrapassou R$ 443,9 milhões, sendo aproximadamente R$ 86,8 milhões aplicados pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL).
Com investimento inicial previsto de R$ 104 milhões, a Perimetral Leste teve início em março de 2021, para ser concluída até o final de 2022. Ajustes no projeto, processos de desapropriação e embates jurídicos alteraram o cronograma de conclusão e o custo da construção. A gestão da obra coube ao DER-PR.


