Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Saúde muda gestão de UBSs para otimizar atendimento, segundo prefeitura

Cidade

Saúde muda gestão de UBSs para otimizar atendimento, segundo prefeitura

Dezesseis agentes comunitários que ocupavam funções gratificadas de gerência retornam às atividades de campo para reforçar regiões vulneráveis.

2 min de leitura
Saúde muda gestão de UBSs para otimizar atendimento, segundo prefeitura
Foz do Iguaçu possui 29 UBSs e 95 equipes de saúde da família - foto: prefeitura/divulgação
Publicidade


A Secretaria Municipal de Saúde promove mudanças na gestão de unidades básicas (UBSs) a fim de otimizar o atendimento, conforme a prefeitura. Na reestruturação, agentes comunitários que ocupavam funções gratificadas de gerência retornam às atividades de campo.

Segundo Barbara Dornelles, diretora de Atenção Primária à Saúde, a decisão busca fortalecer a estratégia Saúde da Família. Nela, os agentes comunitários de saúde (ACSs) têm papel preponderante, pois são eles que mantêm o contato direto com a comunidade.

Publicidade

Esse profissional é “o elo entre a população e o sistema de saúde”, salienta a diretora. “Ele realiza visitas domiciliares, identifica as necessidades da família e colabora com a equipe médica e de enfermagem para garantir o atendimento”, complementa.

Publicidade

Saúde na comunidade

Foz do Iguaçu possui 29 UBSs e 95 equipes de saúde da família. A administração afirma que elas cobrem 100% da população estimada pelo IBGE. A previsão é a de reforçar o acesso e os serviços com o retorno dos agentes às funções de origem, principalmente em áreas vulneráveis.

“Temos regiões com populações estratificadas em maior risco de saúde, que demandam acompanhamento contínuo”, contextualiza Barbata. “Reintegrar os agentes a esses territórios é crucial para atender essas pessoas com mais qualidade e vínculo”, conclui a diretora da prefeitura.

Publicidade

A gestão das unidades passará a ser conduzida por supervisores de distrito, que serão 15, responsáveis por apoiar e gerenciar as equipes de várias UBSs. A prefeitura diz que a medida irá equilibrar a gestão com a redistribuição da equipe profissional.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    1 comentário em “Saúde muda gestão de UBSs para otimizar atendimento, segundo prefeitura”

    1. Lucia Veronica

      As UBS de Foz do Iguaçu estão com deficiência de médicos.
      Há 6 meses estou tentando uma consulta na UBS Vila Yolanda e não consigo.
      A UBS nos informa que há esta deficiência!!

    Os comentários estão encerrado.