Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Vereador quer regulamentar serviço de moto por app em Foz do Iguaçu

Cidade

Vereador quer regulamentar serviço de moto por app em Foz do Iguaçu

Projeto segue normas válidas para veículos e cita valores 40% menores e facilidade na locomoção com motocicletas.

3 min de leitura
Vereador quer regulamentar serviço de moto por app em Foz do Iguaçu
Matéria foi a primeira, na forma de lei, apresentada neste ano - foto ilustrativa: Facebook/Foztrans
Publicidade

Hoje considerado uma lacuna na legislação, o transporte remunerado realizado com motocicleta em Foz do Iguaçu, via aplicativos, é tema de um projeto de lei (PL) que começou a tramitar na Câmara de Vereadores. O objetivo é regulamentar o serviço dentro do município.

LEIA TAMBÉM: Veja em qual cidade estão rodando os antigos ônibus de Foz do Iguaçu

Publicidade

A proposta é do vereador Dr. Freitas (PSD) e pretende autorizar essa atividade econômica a operadoras com sede ou filial no país. As empresas são aquelas que fazem a intermediação entre motoristas prestadores do serviço e usuários, como acontece hoje com carros.

A empresa deverá credenciar-se no Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), que verificará a documentação e exercerá a fiscalização da prestação do serviço. Já os motoristas vinculados à operadora farão a inscrição profissional como autônomos ou microempreendedores individuais (MEIs).

Pela proposta legislativa, as motocicletas deverão passar por vistoria do Foztrans, ter no máximo dez anos de fabricação e apresentar bom estado de uso e funcionamento. Outras exigências são o licenciamento regular e seguro para acidentes pessoais de passageiros.

Publicidade

Conforme o projeto de lei, a realização do serviço será restrita a chamadas pelas plataformas tecnológicas, devendo seguir diretrizes como:

  • integrar o sistema de mobilidade urbana e seguir suas disposições;
  • contribuir para a melhoria dos serviços de mobilidade e com a otimização do sistema viário urbano do município; e
  • manter os cuidados relacionados à qualidade ambiental e à sustentabilidade.

Moto por app

Esse serviço com motocicletas já ocorre em Foz do Iguaçu. Sua regulamentação, justifica o autor do projeto, visa a “acompanhar o crescimento global e as novas oportunidades de emprego que surgem diariamente”, citando que em outras localidades a atividade é exercida por operadoras como Uber e 99.

Publicidade

O vereador Dr. Freitas argumenta o que considera ser benefícios desse meio de transporte, como “valores em média 40% mais baixos do que as corridas com carros”, pontua. E completa citando a “facilidade na locomoção e redução do tempo de chegada ao destino final”.

Exigências a empresas

O projeto de lei, ainda sem data de votação, elenca que o serviço de transporte remunerado de motocicleta nas plataformas digitais estará sujeito ao recolhimento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). As operadoras deverão ainda:

  • organizar a prestação de serviço;
  • intermediar a conexão entre os usuários e os condutores, mediante a plataforma tecnológica;
    cadastrar as motocicletas e seus condutores;
  • disponibilizar, no aplicativo, o valor estimado e os meios eletrônicos para o pagamento;
    manter canal de atendimento ao usuário;
  • reunir e apresentar documentação pessoal e profissional dos condutores.

O que diz o Foztrans

O órgão reportou ao H2FOZ que não participou da elaboração nem foi consultado sobre o projeto de lei. E que “no momento oportuno será requisitado ao órgão um parecer técnico sobre a PL em andamento”, informou, por ser o ente fiscalizador.

Perguntado se é de competência do legislativo regulamentar tal atividade, o órgão afirmou positivamente, por meio da assessoria.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

1 comentário em “Vereador quer regulamentar serviço de moto por app em Foz do Iguaçu”

  1. Gavião

    Capaz que FOZ tem VEREADOR

Os comentários estão encerrado.