Coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu, a bióloga Yara Barros, de Foz do Iguaçu, receberá mais um prêmio internacional em reconhecimento ao seu trabalho.
Leia também:
Bióloga de Foz é premiada em Londres por trabalho com onças-pintadas
Nesta quinta-feira (9), em Nova York (EUA), Barros participará da cerimônia oficial do prêmio WINGS 2025 — Women of Discovery.
A iniciativa, considerada uma das mais importantes do mundo para cientistas mulheres, reconhecerá, além da bióloga de Foz do Iguaçu, pesquisadoras de outras partes do mundo.
Para definir as vencedoras, o comitê organizador leva em conta critérios como descobertas pioneiras nas áreas de ciência, conservação e exploração.
Anteriormente, no mês de abril, Yara Barros venceu o prêmio Whitley Award for Nature, entregue no Reino Unido. O reconhecimento mereceu destaque não apenas na imprensa de Foz do Iguaçu, mas nos principais veículos de comunicação do Brasil.
Doutora em Zoologia, Barros, de 59 anos, dedicou grande parte de sua vida profissional à proteção da fauna na região de Foz do Iguaçu. Além do Parque Nacional do Iguaçu, atuou no Parque das Aves, espaço de referência para a preservação de inúmeras espécies.
Desde 2018, atua no Projeto Onças do Iguaçu, que desenvolve pesquisas com os felinos que habitam as matas da região trinacional de fronteira.
Atualmente, o projeto estima que a região de Foz do Iguaçu abrigue 84 onças. A contagem inclui não só o Parque Nacional do Iguaçu, mas todas as áreas integradas, no Brasil e na Argentina, que formam um corredor natural para a espécie.
(Com informações do Projeto Onças do Iguaçu)