Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Hidrogênio verde: Itaipu Parquetec apoia desenvolvimento de embarcações

Ciência

Hidrogênio verde: Itaipu Parquetec apoia desenvolvimento de embarcações

Projeto pioneiro visa a reduzir as emissões de carbono e colocar o Brasil na vanguarda da descarbonização do setor náutico.

3 min de leitura
Hidrogênio verde: Itaipu Parquetec apoia desenvolvimento de embarcações
Tecnologia de hidrogênio verde foi apresentada ao vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin. Foto: Assessoria/Itaipu Parquetec
Publicidade

Itaipu Parquetec e Grupo Náutica apresentaram ao vice-presidente Geraldo Alckmin, na última sexta-feira (24), um projeto pioneiro. A iniciativa visa a revolucionar a navegação brasileira por meio do uso de hidrogênio verde.

Leia também:
Universitários de Foz do Iguaçu apresentam carro movido a hidrogênio

Publicidade

Chamada de JAQ Hidrogênio Verde, a ação é fruto de parceria entre o Parquetec e a empresa JAQ. O objetivo, de acordo com o parque tecnológico, é desenvolver barcos marítimos e fluviais movidos a hidrogênio verde, reduzindo as emissões de carbono.

A primeira embarcação, a Explorer H1, está em construção no Estaleiro Inace, em Fortaleza (CE). Conforme o cronograma, o lançamento está previsto para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no mês de novembro.

Com 36 metros de comprimento, a Explorer H1 usa um sistema de hidrojatos, permitindo-lhe navegar em águas rasas. Tal característica faz com que seja ideal como barco de apoio para expedições.

Publicidade

Após o lançamento da Explorer H1, terá início a segunda fase do projeto, com a embarcação Explorer H2. Também movida a hidrogênio verde, a H2 está em desenvolvimento no Estaleiro do Arpoador, em Guarujá (SP).

De acordo com o Itaipu Parquetec, a unidade terá 50 metros de comprimento e está pensada para apoiar operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos e oceanográficos.

Publicidade

“Estamos contribuindo com toda a tecnologia de hidrogênio verde necessária para a propulsão dos motores e para a infraestrutura de hotelaria das duas embarcações”, detalhou o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

Já Ernani Paciornik, diretor do Grupo Náutica, destacou a importância do envio da Explorer H1 a Belém. “A presença da embarcação Explorer H1 na COP30 será um símbolo do comprometimento do Brasil com a transição energética”, considerou.

Hidrogênio verde nos transportes

A apresentação do projeto ao vice-presidente contou com a presença de representantes de Itaipu Parquetec, Grupo Náutica e JAQ Hidrogênio Verde, bem como da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar) e do Ideia Instituto de Pesquisa.

O hidrogênio verde é um combustível obtido a partir de fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e hidráulica. É tido como uma alternativa ao petróleo e ao gás natural, pois é uma fonte de energia limpa, que não emite carbono.

(Com informações do Itaipu Parquetec e Grupo Náutica)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.