Rota usada pelas civilizações que habitavam a América Latina na época anterior à chegada dos europeus, o Caminho do Peabiru será tema de um seminário promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) entre os dias 22 e 24 de outubro.
Intitulado “O Caminho Sagrado do Peabiru — do Atlântico ao Pacífico e as Integrações Contemporâneas da América Latina” —, o evento reunirá pesquisadores, especialistas, representantes de povos indígenas, de comunidades quilombolas e de movimentos sociais de matriz camponesa.
O Caminho do Peabiru é considerado o mais significativo — e do qual há mais referências consolidadas — entre os muitos usados antes da colonização europeia.
Essas redes de integração possibilitavam o intercâmbio de experiências, além de trocas comerciais, culturais e espirituais.
Conciliação de saberes
O seminário buscará conciliar saberes ancestrais e reflexões críticas sobre o desenvolvimento predatório. Também servirá de inspiração para novas formas de cooperação regional sustentável, que incorporem a memória e a experiência dos povos tradicionais.
Nos três dias de programação haverá palestras, oficinas, trilhas e apresentações culturais.
Entre os resultados esperados estão o aprofundamento do debate sobre integração latino-americana, com a produção de publicações e propostas de políticas públicas que valorizem rotas ancestrais como patrimônios vivos.
A programação contará com palestras, oficinas, trilhas e apresentações culturais e pode ser consultada no link abaixo:
O evento será transmitido pelo canal do ILAESP-Unila no YouTube (https://www.youtube.com/@ILAESP-UNILA).
O seminário é uma realização da Unila, da Associação de Pós-Graduandos da Unila (APG Arandu) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com parceria do Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Serviço:
Seminário “O Caminho Sagrado do Peabiru”
Data: de 22 a 24 de outubro
Local: Auditório Lélia Gonzalez, Campus Integração — Avenida Tancredo Neves, 3147 — Porto Belo
(Com informações da assessoria de imprensa da Unila)


