1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil será realizada em Foz

H2Foz: Renata Thomazi

 

Foz do Iguaçu será o palco da 1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil. A realização é do Instituto Melanoma Brasil, entidade sem fins lucrativos que está ampliando o leque de ações da campanha Eu Protejo Minha Pele. O evento está marcado para o dia 16 de dezembro, às 8 horas, com largada e chegada no Gramadão da Vila A, localizado na Avenida Silvio Américo Sasdelli, Jardim Lancaster.

De acordo com os organizadores, a atividade será “cheia de surpresas e preparada com muito cuidado para que seus participantes tenham um momento de lazer e prática esportiva com uma reflexão importante sobre o cuidado com o maior órgão do nosso corpo”.

A iniciativa é mais um passo na conscientização de esportistas e da população em geral sobre o melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso e letal. A ação ocorre no mês marcado nacionalmente pela atenção à prevenção da doença, com o movimento Dezembro Laranja.

 

Prova

Serão 7,7 quilômetros dedicados à corrida e 4 quilômetros para os participantes que optarem pela caminhada. A data-limite para concluir a inscrição é 13 de dezembro, ou até que o total de vagas previsto seja atingido.

Os atletas podem inscrever-se individualmente ou em grupo. O valor é, respectivamente, R$ 60 e R$ 55 (para grupos acima de 20 participantes). As inscrições para o evento serão limitadas a 500 vagas e já podem ser realizadas no site 

 

Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou a campanha de combate ao câncer da pele. O movimento foi batizado como Dezembro Laranja. Sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a tag #dezembrolaranja.

As ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano, o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta. O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é: Se exponha, mas não se queime. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção, com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a orienta a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.