Batido o martelo: concessão do Parque Nacional do Iguaçu tem lance de R$ 375 milhões

O consórcio Novo PNI, formado pelo Grupo Cataratas e a Construcap, venceu a concorrência - Foto: Marcos Labanca

Mais notas no Blog da Redação: chega logo, abril; águas e meio ambiente; Mata Atlântica; ICMS da gasolina.

Resultado da união do Grupo Cataratas com a construtora Construcap, o consórcio Novo PNI venceu a licitação para o serviço de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu. O lance, em leilão na tarde desta terça-feira, 22, foi de R$ 375 milhões, com ágil de 349% em relação ao previsto no edital. O Novo PNI competiu com o consórcio Reserva Iguaçu, liderado pela empresa Live Park.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O prazo da concessão é de 30 anos, com previsão de investimento em melhorias para o visitante, para a conservação e à comunidade lindeira ao parque. Assim que saiu o resultado do certame, o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Mórbis, afirmou que o objetivo é “fazer do Parque Nacional do Iguaçu um parque de referência no mundo”.

Chega logo, abril

Há quem não aguente mais esperar pela chegada de abril, prazo de desincompatibilização das funções públicas para quem pretende concorrer nas eleições deste ano. A intenção é deixar para trás os problemas e tentar livrar a imagem da má gestão, como se as águas de março tudo pudessem levar.

Águas e meio ambiente

Neste Dia Mundial da Água, quem esperava grandes ações em defesa dos rios de Foz do Iguaçu, da parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ficou aguardando. Nos últimos cinco anos, a pasta foi agraciada pela administração com o maior montante de recursos dos royalties da Itaipu, juntamente com a Saúde.

Mata Atlântica

Levantamento da ONG SOS Mata Atlântica mostra que somente 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país apresentam água de boa qualidade. A pesquisa não identificou corpos d’água com qualidade ótima. Mais de 20% dos pontos de rios analisados apresentam qualidade de água ruim ou péssima.

ICMS da gasolina

O Fórum de Governadores prorrogou por mais 90 dias o congelamento do ICMS médio que incide sobre gasolina, etanol e gás de cozinha. Caso não fosse prorrogado, o congelamento, em vigor desde 1º de novembro do ano passado, acabaria no próximo dia 31.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.