Hospital Municipal está com 63% de ocupação na UTI - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Cerca de 7 mil pessoas aguardam procedimentos cirúrgicos em Foz

Mais notas do blog: Câmara de Foz pauta ensino domiciliar, voto impresso pode ir à votação nesta terça, agendamento on-line para RG foi retomado, e mel produzido no Oeste para exportação.

A prefeitura informou que atualmente cerca de sete mil pessoas estão cadastradas para procedimentos cirúrgicos em Foz do Iguaçu. Conforme a gestão municipal, o serviço de saúde está enfrentando dificuldades para encontrar os moradores com encaminhamentos para cirurgias eletivas.

“De cada 300 ligações feitas por dia, menos de 100 são concluídas com sucesso, ou seja, com o encaminhamento para os exames pré-operatórios”, informou a Agência Municipal de Notícias. Quem tem encaminhamento e mudou o número de telefone ou o endereço deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para atualizar os dados, pede o município.

Os procedimentos cirúrgicos eletivos foram retomados em julho. A administração espera realizar cerca de 300 cirurgias por mês. Os procedimentos de baixa e média complexidade são feitos no Poliambulatório, e os de alta complexidade, no Hospital Municipal.

Câmara de Foz pauta homeschooling

Está na pauta da sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 10, o projeto de lei de autoria do vereador Cabo Cassol (Podemos) que institui a educação domiciliar, ou homeschooling, em Foz do Iguaçu. Pelo conceito apontado pelo autor da proposta, que é policial militar, nessa modalidade, pais ou responsáveis legais podem assumir a instrução formal dos filhos entre 4 e 17 anos. Se aprovado o projeto, a fiscalização caberá ao Conselho Tutelar.

Voto impresso pode ir à votação nesta terça

A Câmara dos Deputados pode votar a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19) nesta terça-feira, 10. O texto foi reprovado na comissão especial que avaliou a matéria, por 22 votos a 11. Apesar da rejeição na comissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar ao plenário.

A Casa deverá votar o texto original da PEC, da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”, de acordo com a Agência Câmara. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o principal defensor do voto impresso, chegando a afirmar que não haverá eleição no ano que vem sem voto impresso.

Agendamento on-line para RG foi retomado

A Polícia Civil retomou o agendamento on-line para emissão da carteira de identidade (RG). O serviço pode ser acessado em www.policiacivil.pr.gov.br, que permite agendar atendimento para emissão de primeira e segunda via do documento. É possível selecionar o posto, data e horário do atendimento, no caso de produção de primeira via. Já a 2ª Via Fácil pode ser requisitada totalmente pela internet.

Mel produzido no Oeste para exportação

Segundo a Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), cerca de 70% do mel produzido na Região Oeste e vendido por ela é destinado à exportação. Esse volume representa aproximadamente 200 toneladas. De acordo com a cooperativa, a safra 2020/2021 no país teve recorde de produção, e a cotação alta do dólar também está ajudando a criar um cenário favorável para o setor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.

Blog da Redação tem 0 posts e contando. Ver todos os posts de Blog da Redação