Cerca de 7 mil pessoas aguardam procedimentos cirúrgicos em Foz

Municipal dispõe, a partir desta sexta, de 40 leitos de UTI Covid-19 e 38 leitos de enfermaria - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Mais notas do blog: Câmara de Foz pauta ensino domiciliar, voto impresso pode ir à votação nesta terça, agendamento on-line para RG foi retomado, e mel produzido no Oeste para exportação.

A prefeitura informou que atualmente cerca de sete mil pessoas estão cadastradas para procedimentos cirúrgicos em Foz do Iguaçu. Conforme a gestão municipal, o serviço de saúde está enfrentando dificuldades para encontrar os moradores com encaminhamentos para cirurgias eletivas.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

“De cada 300 ligações feitas por dia, menos de 100 são concluídas com sucesso, ou seja, com o encaminhamento para os exames pré-operatórios”, informou a Agência Municipal de Notícias. Quem tem encaminhamento e mudou o número de telefone ou o endereço deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para atualizar os dados, pede o município.

Os procedimentos cirúrgicos eletivos foram retomados em julho. A administração espera realizar cerca de 300 cirurgias por mês. Os procedimentos de baixa e média complexidade são feitos no Poliambulatório, e os de alta complexidade, no Hospital Municipal.

Câmara de Foz pauta homeschooling

Está na pauta da sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 10, o projeto de lei de autoria do vereador Cabo Cassol (Podemos) que institui a educação domiciliar, ou homeschooling, em Foz do Iguaçu. Pelo conceito apontado pelo autor da proposta, que é policial militar, nessa modalidade, pais ou responsáveis legais podem assumir a instrução formal dos filhos entre 4 e 17 anos. Se aprovado o projeto, a fiscalização caberá ao Conselho Tutelar.

Voto impresso pode ir à votação nesta terça

A Câmara dos Deputados pode votar a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19) nesta terça-feira, 10. O texto foi reprovado na comissão especial que avaliou a matéria, por 22 votos a 11. Apesar da rejeição na comissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar ao plenário.

A Casa deverá votar o texto original da PEC, da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”, de acordo com a Agência Câmara. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o principal defensor do voto impresso, chegando a afirmar que não haverá eleição no ano que vem sem voto impresso.

Agendamento on-line para RG foi retomado

A Polícia Civil retomou o agendamento on-line para emissão da carteira de identidade (RG). O serviço pode ser acessado em www.policiacivil.pr.gov.br, que permite agendar atendimento para emissão de primeira e segunda via do documento. É possível selecionar o posto, data e horário do atendimento, no caso de produção de primeira via. Já a 2ª Via Fácil pode ser requisitada totalmente pela internet.

Mel produzido no Oeste para exportação

Segundo a Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), cerca de 70% do mel produzido na Região Oeste e vendido por ela é destinado à exportação. Esse volume representa aproximadamente 200 toneladas. De acordo com a cooperativa, a safra 2020/2021 no país teve recorde de produção, e a cotação alta do dólar também está ajudando a criar um cenário favorável para o setor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.