Equipes fiscalizam estabelecimento no município - Foto: Prefeitura de Foz

Criticada, prefeitura diz que realizou 55 fiscalizações a aglomerações no fim de semana em Foz

Festas de casamentos fizeram as redes sociais entrarem em ebulição;  pessoas foram aos locais dos eventos e questionaram respeito às medidas restritivas em vigor. 

Com autorização concedida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu antes que os atuais decretos restritivos entrassem em vigor, duas festas de casamentos causaram furor na cidade, nesse domingo, 28. As redes sociais entraram em ebulição.

Publicações no Facebook e mensagens em grupos de WhatsApp mobilizaram pessoas a se deslocarem até o local de um dos eventos. Elas questionavam o cumprimento dos decretos estadual e municipal com medidas contra a covid-19, o toque de recolher às 20h.

O clima ficou pior depois que foram veiculadas reproduções de mensagens atribuídas a um assessor da prefeitura que teria orientado organizadores de eventos manter a festa sem publicar fotos nas redes sociais. Segundo essas prints, espalhadas  na internet, os eventos com autorização anterior seriam mantidos até domingo, 28.

Nesta segunda-feira, 1º, a prefeitura veio a publico informar o balanço da fiscalização a aglomerações no fim de semana, realizadas em bares, residências, quadras de esporte e estabelecimentos comerciais. Aos números:

– 55 ocorrências de aglomeração;

– 2 lanchonetes interditadas, nos bairros Cidade Nova e Morumbi; e

– 4 eventos autuados, com aplicação de multa a cerca de 50 pessoas que participavam das aglomerações.

A fiscalização a aglomerações e para cumprimento dos decretos restritivos de atividades é feita pela Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária. O valor das multas é de pouco mais de R$ 9 mil para os proprietários dos espaços ou organizadores do evento, e de aproximadamente R$ 900 aos participantes.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.

Blog da Redação tem 0 posts e contando. Ver todos os posts de Blog da Redação