Falar menos é seu slogan, mas Giacobo não dispensa um outdoor em tempos de eleição

Giacabo aparece ao lado do prefeito Chico Brasileiro em outdoor promocional - Foto: Carlos Sossa/H2FOZ

Mais notas do blog: Chico cria inimigo virtual; posto de saúde da Vila C sem luz; eleitor conservador predomina; a verdade é a 1ª vítima da guerra.

O deputado Fernando Giacobo (PL) pede voto ao eleitor afirmando que seu lema é trabalhar mais e falar menos. Porém, ao se aproximar a eleição, não resiste a um outdoor para promovê-lo. Em Foz do Iguaçu, os grandes painéis em áreas de movimento expõem uma foto sua ao lado do prefeito Chico Brasileiro (PSD), dizendo que o parlamentar é responsável por viabilizar R$ 5,7 milhões em recursos para a cidade. E somente neste ano! Giacobo e Chico já trocaram farpas em eleições anteriores, quando sobraram ataques mútuos.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Com domicílio eleitoral em Foz do Iguaçu, Giacobo vive uma situação de estranhamento com a cidade, já que sua base política fica em outras cidades. Mais identificado com Pato Branco e com passagem por Cascavel, o deputado está no quinto mandato seguido, ocupando cadeira na Câmara Federal desde 2003. Nas últimas eleições, 10.080 iguaçuenses deram o voto a Giacobo.

Chico cria inimigo virtual

A virtualidade ganha terreno na cabeça do prefeito Chico Brasileiro. Ele anda dizendo que há setores da sociedade que não querem permitir a extinção do contrato com o Consórcio Sorriso. Ora, ora. A população inteira pede o fim desse termo há muito tempo; a Câmara e parte da sociedade civil, idem.

Mas foi Chico quem, nesses últimos tempos, deu concessão de impostos, deu fôlego às empresas com a compra antecipada de vale-transporte e criou uma comissão para um “rompimento amigável”. Esquece-se de dizer o prefeito que foi ele quem comandou a audiência pública para legitimar a feitura do contrato de longos 15 anos.

Posto de saúde da Vila C sem luz

A unidade básica de saúde da Vila C Nova não abre nesta segunda-feira, 28, para atendimento à população. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, “problema técnico ocasionou a queda de energia elétrica”. Resta ao usuário dirigir-se à Vila C Velha.

Eleitor conservador predomina

Eleitor brasileiro é predominantemente conservador, sugere pesquisa do Ipespe, com base em respostas a temas polêmicos. A maioria é contrária à legalização do aborto (69%, em oposição a 29% que são favoráveis) e também não aceita a liberação das drogas (75%; outros 22% são favoráveis). A agenda conservadora dá apoio à redução da maioridade penal (72% apoiam, contra 24% contrários).

A verdade é a 1ª vítima da guerra

Já foi dito que a verdade é a primeira vítima de uma guerra. Nesse sentido, a cobertura da grande imprensa ocidental sobre o conflito na Ucrânia oferece muitas análises, já que está envolvido em interesses diretos de potências mundiais como Rússia, Estados Unidos e seus aliados da OTAN, o que exige, no mínimo, uma contextualização das condições geopolíticas.

Um ponto de destaque: ao contrário das guerras no Iraque, Afeganistão, Síria e tantos outros países, a que ocorre em solo ucraniano é mostrada em seus horrores. No Oriente Médio, vale lembrar, os meios de comunicação parecem reproduzir um jogo de videogame, quase sem vítimas ou destruição civil.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.