Pesquisa aponta para a necessidade de maior planejamento financeiro - Foto: Marcello Casal/ABR

Famílias endividadas atingem 72,9%, novo recorde mensal

Mais notas do blog: Refis com 100% de desconto termina terça; eleição para o Conselho de Educação em Foz; Caixa lança site novo para o FGTS; e maioria das agências de turismo espera faturar mais até o fim do ano.

Em alta no mês de agosto, o percentual de famílias brasileiras com dívidas atingiu 72,9%, um novo recorde mensal, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Neste mês, um em cada quatro brasileiros (25,6%) não estava conseguindo quitar as dívidas no prazo. Em agosto, também cresceu o percentual de famílias com mais de 50% da renda mensal comprometida com dívidas, proporção que atingiu 21,1% do total de famílias endividadas.

“Vale notar que o crédito não é necessariamente um vilão à economia, ele potencializa o consumo das famílias, assim como suporta iniciativas empreendedoras”, cita a pesquisa, conforme a Agência Brasil. O estudo sugere mais rigor no planejamento financeiro das famílias, considerando o endividamento elevado – “especialmente pelas compras no cartão de crédito” – e as incertezas da crise sanitária.

Clique para saber mais sobre a pesquisa.

Refis com 100% de desconto termina terça

Quem tem dívida com a Prefeitura de Foz do Iguaçu deve apressar-se. Nesta terça-feira, 31, chega ao fim o prazo para fazer o pagamento de débitos municipais (entre os quais IPTU e ISSQN) com 100% de desconto nos juros e multas, como prevê o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2021) de Foz do Iguaçu. O benefício é válido para o pagamento à vista. Os boletos podem ser gerados em www5.pmfi.pr.gov.br.

Eleição para o Conselho de Educação em Foz

Em audiência pública on-line nesta quinta-feira, 26, às 18h, acontece a eleição para o Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (CME). O colegiado tem por finalidade assessorar e demandar o poder público municipal em políticas de educação.

Caixa lança site novo para o FGTS

A Caixa Econômica Federal está com uma nova página eletrônica do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser acessada em www.fgts.gov.br. O novo site possui design moderno e atrativo, conteúdo adaptável a todos os formatos de tela e aos mais variados dispositivos eletrônicos (computador, tablet e smartphone). O conteúdo está categorizado para cada nicho – trabalhador, empregador e investimentos.

Maioria das agências de turismo espera faturar

Seis a cada dez agências de turismo no país pretendem aumentar o faturamento até o fim deste ano, como efeito da vacinação. O resultado foi aferido pela segunda pesquisa “Os Desafios das Agências de Turismo”, realizada pelo Sebrae em parceria com a ABAV. Pela consulta, 60% dos empreendedores esperam faturar mais até dezembro de 2021, contra 14% que acreditam que existirá uma queda.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.

Blog da Redação tem 0 posts e contando. Ver todos os posts de Blog da Redação