Ninguém é de ferro. Vereadores retomam sessões em março só no dia 9

Sessões deliberam sobre proojetos de lei e outras iniciativas legislativas - Foto: Divulgação/Câmara

Mais notas do blog: futuro do Bosque Guarani; janela para troca de partidos; Cinedebate em Ciudad del Este; e micros e pequenas empresas em alta.

Com a parada para o carnaval, vereadores de Foz do Iguaçu realizam a primeira sessão ordinária em março somente no dia 9, acompanhada de duas extraordinárias. Nas plenárias são deliberados projetos de leis e outras iniciativas legislativas de competência dos representantes da população na Câmara Municipal.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Até lá, os edis têm duas audiências públicas marcadas, sobre políticas públicas de cultura e passaporte sanitário, documento que já deixou de ser exigido em Foz do Iguaçu. Os vereadores ainda irão reunir-se para a entrega de um prêmio a mulheres iguaçuenses que são consideradas destaque pelo Legislativo.

Futuro do Bosque Guarani

O vereador Adnan El Sayed (PSD) apresentou requerimento em que pede a realização de audiência pública para debater o futuro da área em que hoje está o Zoológico Bosque Guarani, com o encerramento do que chama de “plano de desmobilização” feito pela prefeitura. A pedido de ambientalistas, entidade iguaçuense solicitou o tombamento do bosque para fins de proteção.

Janela para troca de partidos

Nesta quinta-feira, 3, abre a chamada “janela” para que deputados federais e estaduais possam mudar de partido sem perder o mandato, autorizados pela legislação. O prazo estende-se até 1º de abril. Mesmo antes desse período, 39 deputados já pularam fora dos partidos pelos quais foram eleitos em 2018, segundo a Agência Câmara. Em Foz do Iguaçu, três parlamentares com mandato têm título eleitoral na cidade, sendo os deputados federais Giabobo (PL) e Vermelho (PSD), e o Soltado Fruet (PROS) na Assembleia Legislativa do Paraná.

Cinedebate em Ciudad del Este

Para debater discriminação, Ciudad del Este realiza sessão de cinema com a exibição do filme “Talentos ocultos”, nesta quinta-feira, 3, no espaço literário da Biblioteca Municipal. O filme retrata a história real de três brilhantes cientistas afro-americanas que trabalharam na NASA e foram ativistas dos direitos civis da comunidade negra estadunidense nos anos 1970. A iniciativa é da prefeitura, dentro da agenda cultural deste mês de março.

Micros e pequenas empresas em alta

Mais de 265 mil micros e pequenas empresas foram criadas no Paraná em 2021. O número representa um crescimento de 15,5% em relação ao ano anterior e 27,05% na comparação com 2009, período anterior à pandemia. O levantamento é do Sebrae, a partir de dados da Receita Federal do Brasil.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.