Ônibus: em sessão ‘quente’, Câmara aprova R$ 6 milhões para contratação emergencial pela prefeitura

Frente do Terminal de Transporte Urbano em Foz - Foto: Marcos Labanca/H2FOZ/Arquivo

Mais notas do blog: cotoveladas; tira o chapéu; Bolsonaro e a Itaipu; sábado tem horário partidário.

Ânimos acirrados, placar folgado. Assim foi a sessão extraordinária desta quarta-feira, 23, em que a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do prefeito Chico Brasileiro (PSD) que remaneja R$ 6 milhões do orçamento para a contratação emergencial de empresa ou consórcio para operar o transporte coletivo em Foz do Iguaçu. Foram 11 votos a favor e 2 contra, com uma ausência justificada.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Cotoveladas

Anice Gazzaoui (PL) e Edivaldo Alcântara (PTB), de um lado, e Admilson Galhardo (Republicanos), de outro, fizeram a temperatura da sessão esquentar. O vereador oposicionista pediu vistas, o que transferiria a votação. A proposta não foi aceita pela bancada de apoio ao prefeito. “Sempre fui incentivador do rompimento do contrato. Mas essa contratação emergencial traz o risco do negócio para a prefeitura, que será o mercado livre, a garantidora do negócio”, apontou, defendendo uma licitação “só pela bilhetagem”.

Tira o chapéu

Já Edivaldo acusou Galhardo de tentar jogar a “população contra nós, vereadores” e disse que a Comissão de Transportes, da qual faz parte, trabalha para melhorar o serviço de ônibus no município. Anice elevou o tom, afirmou “tirar o chapéu” para Chico Brasileiro e circunscreveu o debate à extinção do contrato, já declarada pelo município. “Não vejo outra via, ou acaba com o contrato ou não acaba”, esbravejou.

Bolsonaro e a Itaipu

Na posse do diretor-geral brasileiro da Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior, o presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou a importância da binacional para a segurança energética do país, a integração do Brasil com o Paraguai e como fator de desenvolvimento regional. A Itaipu investe em Foz do Iguaçu um pacote bilionário em obras estruturantes, como a Ponte da Integração e a Perimetral Leste.

Bolsonaro enfatizou o papel do almirante Risden à frente da usina compartilhada por dois países. “Nós temos certeza de que o trabalho dele será especial para todos nós. Sabemos de seu potencial para levar adiante essa missão de administrar, em parceria com o Paraguai, a nossa Itaipu Binacional”, sublinhou.

Sábado tem horário partidário

Neste sábado, 26, terá início a propaganda partidária gratuita em rádio e televisão, que havia sido extinta em 2017. A veiculação foi retomada pelo Congresso Nacional no ano passado. Pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL será o primeiro partido político a transmitir a propaganda. Nos dias 1º e 10 de março, serão do PDT e MDB. Veja o calendário.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.