Prefeito fala em avanços, educadores cobram complemento como parte do salário

Cerimônia empossou educadores em cargos de escolas e CMEIs - Foto: Prefeitura de Foz

Mais notas do blog: audiência da cultura para poucos; eleição da nova diretoria da ACIFI; negócios com árabes; Pazuello vai para a reserva.

O prefeito Chico Brasileiro aglomerou, abraçou, fotografou e discursou sobre o que considera ser avanços da sua gestão na educação. Ele participou nesta sexta-feira, 4, da posse dos novos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Já os educadores, que dão aula e estão no chão da escola todos os dias, cobram que o completivo na remuneração, obtido em janeiro, após mobilização na frente da prefeitura, seja transformado em salário. Diretores do Sinprefi vão cobrar a pauta em reunião com a gestão na próxima semana.

Audiência da cultura para poucos

Falaram para poucos os vereadores e seus convidados que foram à audiência pública de cultura no Legislativo na manhã desta sexta-feira, 4. Esvaziado de participação pública, o encontro foi proposto pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Kalito Stoeckl (PSD).

Mesmo com uma lei de 2009 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, Foz do Iguaçu até hoje não dispõe de um plano norteador das ações, objetivos e metas, elaborado em conjunto com a sociedade civil. A lei que criou a Fundação Cultural segue a mesma, dos anos 1980. E a política de patrimônio cultural não sai do lugar.

Eleição da nova diretoria da ACIFI

Danilo Vendruscolo é candidato a presidente em chapa única de consenso da classe empresarial, que elegerá a nova diretoria da ACIFI na próxima terça-feira, 8. Simbolizando a união, a chapa é denominada “Integração”. O empresário Rodiney Alamini concorre à presidência do Conselho Superior.

Negócios com árabes

O Brasil aumentou as exportações ao mercado árabe em 55%, durante o mês de janeiro. Milho, açúcar, carne bovina e carne de frango impulsionaram as exportações. O levantamento é da Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Pazuello vai para a reserva

Decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL), publicado no Diário Oficial, transfere para a reserva remunerada do Exército o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Ele é general de divisão intendente, e a decisão foi seu pedido, diz o decreto. A aposentadoria, que seria automática, foi antecipada em um mês.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado Federal, investigou Pazuello, especialmente em relação à compra de vacinas contra a covid-19.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.