Estudo é da Confederação Nacional dos Municípios - Foto: Agência Brasil

Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades na pandemia

Mais notas do blog: Feira do Livro de Foz; credenciamento de entidades e protetoras de animais; Paraná prorroga restrições contra a covid-19; e lindeiros querem expandir pesca no lago.

Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que em 483 cidades houve aumento da violência contra a mulher durante a covid-19. O número equivale a 20% dos 2.383 municípios consultados. O levantamento ainda apontou:

em 269 (11,3%) municípios houve elevação nas ocorrências de violência contra crianças e adolescentes;
– em 173 (7,3%) foram registrados mais episódios de agressão contra idosos; e
– em 71 (3%) cresceu a violência contra pessoas com deficiência.

“Somados, os percentuais de cidades onde houve acréscimo de casos de agressão contra diferentes segmentos chegam a 41,9% dos municípios ouvidos no estudo”, informou a Agência Brasil. É a primeira pesquisa da CNM sobre a covid-19, realizada semanalmente, a tratar de casos de violência.

Feira do Livro de Foz

Conforme a diretoria da Fundação Cultural, a expectativa é a de que a autarquia consiga realizar a Feira do Livro de Foz do Iguaçu neste ano, no fim outubro e início de novembro, em formato híbrido. “Talvez não do tamanho que ela vinha acontecendo, mas para marcar data e a política pública”, informou o presidente da fundação, Juca Rodrigues, por meio da assessoria da Câmara Municipal.

Entidades e protetoras de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente publicou, na edição desta sexta-feira, 13, do Diário Oficial do Município, a lista com a homologação do credenciamento das protetoras independentes de cães e gatos e das entidades de proteção animal para fins de políticas de bem-estar animal. Clique e acesse o decreto no DOM.

Paraná prorroga restrições contra a covid-19

O Governo do Paraná estendeu até 31 de agosto as medidas de enfrentamento à pandemia no estado. Entre as medidas está a restrição da circulação em vias e espaços públicos entre meia-noite e 5h. A exceção é para as atividades e serviços essenciais. Essa regra vale para a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. Acesse o decreto.

Lindeiros querem expandir pesca no lago

Em reunião com o secretário nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, em Medianeira, nesta sexta-feira, 13, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu defendeu a expansão da atividade pesqueira na região. Participaram gestores e lideranças.

Na pauta, a defesa desta que é uma das principais reivindicações do setor: a expansão da pesca no lago de Itaipu com a produção de peixes e o incentivo ao turismo inerente à atividade pesqueira. Um dos objetivos é avançar nas tratativas entre os governos brasileiro e paraguaio para que o projeto de expansão da piscicultura no lago obtenha autorização ambiental

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.

Blog da Redação tem 0 posts e contando. Ver todos os posts de Blog da Redação