Blog pelo Paraná – Agricultura, Representando o Sul e Cientistas brasileiros

O deputado Fernando Giacobo (PL) foi eleito na presidência da Comissão de Agricultura do legislativo federal. Foto: assessoria.

Agricultura
O deputado Fernando Giacobo (PL) foi eleito na presidência da Comissão de Agricultura do legislativo federal em substituição à deputada Aline Sleutjes (Pros). “Aqui, todos defendemos algo muito importante, que é o agronegócio do homem e da mulher com mãos calejadas, que tem sustentado a economia do País”, disse Giacobo, logo após ser empossado. “Todos terão vez, e tudo o que pudermos fazer dentro do bom debate será realizado”, continuou o presidente da comissão.

Reconhecimento
O deputado Sérgio Souza (MDB) foi homenageado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelo reconhecimento de seu trabalho a favor do setor agropecuário. A premiação aconteceu durante solenidade comemorativa pelos 49 anos da Embrapa. “Se o Brasil, ao longo dos últimos anos, se transformou no maior produtor e alimentos do mundo, a Embrapa foi a grande responsável por esta transformação, com ciência, conhecimento e tecnologia para o homem do campo”, destacou Souza.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Tá no pleito!
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP) disse que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) deve disputar a reeleição, pois não terá seu mandato cassado por causa do perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). “O presidente, com o ato da graça, extinguiu a pena do deputado do Daniel Silveira, e, sendo assim, as consequências também acabam extintas”, afirmou Barros. “O deputado Daniel Silveira, na minha opinião, não perderá o mandato e vai disputar a reeleição”, completou.

Carga de peso
As exportações do complexo soja pelo Porto de Paranaguá estão em alta. Nos primeiros três meses deste ano, 4.974.237 toneladas de cargas do produto em grão, óleo e farelo foram embarcadas pelos terminais paranaenses. O volume é quase 25% maior que as 3.987.702 toneladas carregadas no 1º trimestre de 2021.

Audiências
Entre os dias 16 e 27 de maio, serão realizadas sete audiências públicas em cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul para debater os impactos da construção da Nova Ferroeste. A estrada de ferro vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), passando por 49 municípios, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. As audiências acontecem em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e em Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, no Paraná.

Representando o Sul
O Paraná mantém a representação da região Sul na vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Representando o Estado, o secretário da Saúde do Paraná, César Neves, tomou posse na diretoria da entidade e será o porta-voz das questões regionais como vice-presidente. “É uma possibilidade de fortalecermos as posições do Sul na discussão nacional do SUS. Agradeço aos colegas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e vamos trabalhar em pautas conjuntas”, disse Neves.

Cientistas brasileiros
O Índice Científico Alper-Doger (AD Scientific Index), que classifica pesquisadores e universidades de todo o mundo, atualizou os rankings relacionados à América Latina e ao Brasil. Em 2022, entre os 10 mil melhores cientistas brasileiros estão 295 professores das universidades estaduais do Paraná. Na avaliação nacional, entre os cem primeiros cientistas, está o professor Angelo Antônio Agostinho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Vai ter festa
As cidades paranaenses organizam os calendários para a volta das festas tradicionais. Entre este ano e 2023 voltam a festa do Porco no Rolete em Toledo, do Carneiro no Buraco em Campo Mourão, a München Fest em Ponta Grossa, a Fartal em Foz do Iguaçu e a Fespop em Santa Terezinha de Itaipu.

Indicada
O presidente TSE, Edson Fachin, indicou a advogada Rogéria Fagundes Dotti para a vaga de ministro substituto do TSE. Além de Rogéria Dotti, Fachin indicou para a vaga, antes ocupada pelo ministro Carlos Mário Velloso Filho, Vera Lúcia Santana Araújo, André Ramos Tavares e Fabricio Juliano Mendes Medeiros.

Cidadão Benemérita
A Assembleia Legislativa entrega, nesta terça-feira (3), o título de Cidadã Benemérita do Paraná à empresária Clemilda Jesus Rodrigues de Paula Thomé. A homenagem, proposta pelo deputado Alexandre Curi (PSD), destaca o trabalho da empresária nas áreas da saúde, educação e gastronomia.

Férias de 60 dias
O deputado Rubens Bueno (CDN) diz que o Congresso Nacional precisa enfrentar de vez a proposta que acaba com as férias de 60 dias para magistrados e integrantes do Ministério Público. A PEC está tramitando na CCJ desde 2018 e aguarda parecer do relator. “Isto é um abuso. Nenhum trabalhador brasileiro tem esse tratamento. Nenhum outro servidor público brasileiro tem esse tratamento, exceto magistrados, promotores, procuradores e desembargadores. Por isso, peço ao presidente Arthur Maia a inclusão dessa proposta na pauta”, cobrou o deputado.

Lotepar
O Estado regulamentou os novos termos da Loteria do Paraná (Lotepar), que tem vínculo direto com a Secretaria de Estado da Fazenda. O texto cria as modalidades de jogos e permite a exploração de apostas de quota fixa (quando o valor do prêmio é fixado), esportivas, numéricas (acertar os números apostados), instantânea (raspadinha) e passiva (bilhete físico ou virtual numerado).

Alta histórica
Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) apontam que o gás de cozinha já custa quase 10% do salário mínimo. O botijão foi vendido em média a R$ 113,24 na última semana, alcançando o maior valor real da série histórica, que teve início em julho de 2001. O valor é mais do dobro do auxílio gás pago pelo governo federal às famílias de baixa renda.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.