Blog Pelo Paraná: Alerta e zelo, destaque, interiorização, “Nosso xódo”, Capital da Seda, queremos ferrovia e era para ser

Alerta e zelo

Paraná vive momento mais tranquilo nas finanças, mas segue em alerta e o momento é de extremo zelo, disse o secretário Rêne Garcia (Fazenda) sobre o encontro dos sete governadores dos estados do Sul e Sudeste em Florianópolis. As  condições das contas públicas ainda é fonte de preocupação e a situação segue crítica no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que ainda apresentam dificuldades para pagar a folha salarial e fornecedores.

O secretário Renê Garcia, da Fazenda – foto Orlando Kissner/Alep

Destaque

Renê Garcia diz que o Paraná se destaca pela condição de equilíbrio financeiro com todas as contas em dia e recursos para investimentos. Isso acontece, disse o secretário, porque o Estado cortou despesas num 'programa de responsabilidade administrativa”. Garcia  alerta que o ambiente econômico nacional é de crise e as dificuldades do Estado podem crescer. “As linhas de comércio e as trocas são afetadas, com reflexos na arrecadação estadual”.

Articulação

O secretário reforçou a necessidade da atuação conjunta dos Estados na articulação política para destravar as pautas econômicas no Congresso Nacional. “As reformas são mais que urgentes, tanto a da Previdência como a Tributária. O próximo ano, no entanto, pode exigir do Paraná o que já vem acontecendo em outros Estados. “Talvez tenhamos que assumir um programa agressivo de ajustes de despesas e de aumento da arrecadação”, afirma.

Interiorização

Nesta quarta-feira, o governador Ratinho Junior instala as secretarias estaduais em Ponta Grossa. E na próxima semana, reúne a partir do dia 30, os prefeitos das 399 cidades do Paraná em Foz do Iguaçu. Os deputados estão antecipando as sessões para segunda-feira e terça-feira para acompanhar a interiorização do governo. Em Foz, Ratinho Junior vai anunciar recursos para as novas obras.

“Nosso xódo”

“O Programa Agrinho é o nosso xodó porque envolve a educação de crianças e jovens e aborda temas como saúde, cidadania, meio ambiente. Tenho orgulho do que o Senar vem fazendo em favor de economia e da sociedade e tenho mais orgulho ainda do fazemos pelos jovens” – do presidente do sistema Faep/|Senar, Agide Meneguete sobre a premiação do Programa Agrinho.

Consecutiva

A professora Sheila Rodrigues Berti Rosa – da escola Professora Leonilda Prado de Moreira Sales – foi a vencedora do concurso e ganhou um carro zero km como prêmio. É a quinta vez consecutiva que a cidade conquista o prêmio. “Já somos o município Agrinho do Paraná”, disse o prefeito Rafael Bolacha (MDB).

Capital da Seda

O projeto de lei que Nova Esperança como Capital Nacional da Seda foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado. A cidade é a maior produtora da fibra na América Latina. O senador Flavio Arns (Rede-PR) explicou que o reconhecimento é importante pois a produção de casulos do bicho-da-seda está ligada a tradições de longa data na cidade. “O desafio agora é não permitir que a sericicultura perca espaço com o passar do tempo, sensibilizando especialmente os mais jovens para a sucessão familiar”.

PSDB em Guarapuava

O presidente do PSDB do Paraná, Paulo Litro, coordena hoje o encontro do partido em Guarapuava com lideranças políticas da região centro-sul. O advogado Samuel Ribas vai presidir a executiva municipal tucana. O ex-prefeito Fernando Ribas Carli confirmou presença na reunião.

Queremos ferrovia

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, reafirmou no encontro de cooperativas em Cascavel que entre as principais demandas do Oeste está a de uma ferrovia para escoamento da produção, especialmente de carnes. Grolli defende que o Paraná carece de “uma nova versão de concessão, um programa de investimentos em melhorias nas ferrovias e em novos trechos como o de Cascavel a Paranaguá, aproveitamento de parte da malha existente e a ampliação da linha da Ferroeste para Mato Grosso do Sul e para o Paraguai via em Foz do Iguaçu”.

Força Jovem

Deputadas e deputados jovens, 52% dos parlamentares, trouxeram novas práticas ao legislativo federal: gabinetes compartilhados, projetos em conjunto, lideranças de comissões e relatorias de projetos importantes. Os jovens se se auxiliam, relatam projetos uns dos outros e participam de reuniões conjuntas. Todos têm forte presença nas redes sociais, participação em movimentos de renovação política e o fato de terem nascido em uma “geração conectada”. A deputada Luisa Canziani (PTB-PR), por exemplo, propôs um projeto de lei que prevê a prestação digital de serviços na administração pública.

Era para ser

O presidente Jair Bolsonaro disse à imprensa que defendeu o nome do deputado paranaense Filipe Barros para liderança do PSL na Câmara dos Deputados, mas que sua proposta foi vencida pela resistência da deputada Carolina Toni (SC) e Bibo Nunes (RS).

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.