Blog pelo Paraná – Apoio à candidatura, Combate à corrupção e Proclamado rei

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, terça-feira 13 de setembro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Apoio à candidatura
A comunidade árabe de Foz de Iguaçu fez uma homenagem ao ex-governador Beto Richa como reconhecimento pelas realizações de seu governo na região e anunciou apoio à sua candidatura a deputado federal pela Federação PSDB/Cidadania. Em cerimônia, os líderes religiosos entregaram ao ex-governador uma placa com um versículo do Alcorão. “Sinto-me gratificado pela homenagem e reafirmo meu compromisso com Foz do Iguaçu e com o Oeste no sentido de defender os interesses da região e do nosso Paraná na Câmara dos Deputados”, disse Richa.

Combate à corrupção
O prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, anunciou nesta segunda-feira, 12, que vai apoiar Sérgio Moro para o Senado. “Moro tem um histórico de combate forte à corrupção. É a pessoa certa para o lugar certo”, destaca. KIQ é a liderança política mais forte da região Noroeste do Paraná e está filiado ao Podemos.

Capital do orgânico
Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebeu o título de Capital Paranaense do Orgânico. A cidade lidera a produção de orgânicos no estado e possui 75 famílias certificadas. Em todo o Paraná, são cerca de quatro mil produtores certificados. Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater), o número de trabalhadores de orgânicos no estado é o maior entre todos os estados da federação.

Reforma
Em razão da continuidade das obras de acessibilidade do Jardim Botânico de Curitiba, o estacionamento principal, com entrada pela Rua Ostoja Roguski, ficará interditado. As equipes também começam as intervenções na estufa, que terá os caminhos internos alargados. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em cerca de 30 dias. Além de novas rampas de acessibilidade, o estacionamento vai ganhar uma pista de caminhada no entorno. As vagas precisarão ser redesenhadas, mas não haverá diminuição dos espaços.

Desistência
Ao julgar todos os registros de candidatura, Justiça Eleitoral destaca que o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanha.

Potencial
O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) destacou o potencial de crescimento de Maringá, cidade polo da região noroeste, e sua importância para o desenvolvimento do Paraná. “Maringá é a minha cidade natal, onde cresci, passei minha adolescência e me formei como farmacêutico na UEM em 1984. Maringá é modelo de cidade, um centro universitário importante no Brasil, muito boa para viver e que merece uma representação atuante na Assembleia Legislativa”, disse Michele Caputo. Pela Secretaria Estadual de Saúde, Michele Caputo viabilizou mais de R$ 209 milhões em investimentos na área de saúde.

Raiva
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) confirma que casos de raiva em animais crescem no Paraná. Pelo menos 101 casos de raiva em animais foram registrados no estado em 2022. Em Cascavel, 47 animais morreram por raiva em 41 propriedades. Segundo a Adapar, o surto começou em 2021 após um período de 15 anos sem registro.

Candidatos entrevistados
A RPC iniciou na segunda-feira (12) uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Paraná. Ana Carolina, Wilson Soler e Carolina Wolf estão juntos na série de entrevistas aos políticos sobre temas relevantes para o futuro do estado, ao vivo, a partir das 11h45. As entrevistas iniciaram nesta segunda e vão até sexta-feira.

Prestação de contas
O prazo para os candidatos entregarem o relatório parcial de prestação de contas de campanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termina nesta terça-feira, 13 de setembro. O relatório deve conter o registro ou a estimativa da movimentação financeira em dinheiro ocorrida desde o início da campanha, em 16 de agosto, até 8 de setembro.

Prestação de contas II
No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, atualizado de hora em hora, já é possível, inclusive, consultar como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por exemplo. Para isso, basta entrar na página de uma candidatura e rolar para baixo para ter acesso às informações sobre receitas e gastos.

IPVA
Quase 900 mil no Paraná estão com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso, segundo dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual (Sefa). O número representa 19,21% dos veículos tributados no estado, do total de 4,6 milhões. A inadimplência do IPVA de 2022 representa R$ 1 bilhão em atraso.

Agressão desmedida
A campanha de Filipe Barros (PL) à reeleição de deputado federal estava panfletando no acesso ao estádio do Café antes do jogo Londrina x Chapecoense, quando do nada surge um bando vestidos de “torcedores organizados” e partem para agressão verbal e física. Resultado foram boletins de ocorrência na Polícia Federal e Polícia Civil por agressão ao deputado e familiares (idoso deficiente físico com mais de 65 anos e jovem de 18 anos).

Agressão desmedida II
O Londrina Esporte Clube repudiou a atitude de ataque a Filipe Barros e à equipe, mas a pergunta que ficou no ar: duas notas oficiais do PT de Londrina e da torcida Falange Azul remetem à dúvida de sempre – por que a agressão gratuita e criminosa numa tarde de sábado Os baderneiros já foram identificados e serão devidamente processados .

Proclamado rei
O rei Charles III foi formalmente proclamado para seu o novo cargo na manhã de sábado, em uma cerimônia altamente coreografada que começou com tons graves e sombrios pela morte da rainha e foi concluída com exaltações vivazes à ascensão do novo soberano. Charles se tornou o novo soberano britânico automaticamente com a morte da mãe, Elizabeth II, na quinta-feira.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.