Blog pelo Paraná – Capital aniversariante, Propaganda partidária e Sem máscara

Curitiba completa 329 anos como a cidade com um dos melhores indicadores de saneamento do País. Foto: Daniel Castellano

Capital aniversariante
Curitiba completa 329 anos como a cidade com um dos melhores indicadores de saneamento do País. Na capital do Paraná, 100% da população urbana é abastecida com água tratada e quase 98% têm acesso à rede coletora de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. Segundo o ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Curitiba é considerada a segunda capital do Brasil em saneamento.

Sem máscara
O governador Ratinho Júnior assinou o decreto que libera a circulação de pessoas sem máscaras em locais internos. O novo decreto mantém a orientação para a Secretaria de Estado da Saúde regulamentar o uso em alguns espaços internos, como transporte público, espaços de saúde e clínicas, com caráter de recomendação. A medida já está em vigor.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Circulação do vírus
No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período.

Concursos públicos
Proposta dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Hussein Bakri (PSD) que prevê a continuidade dos concursos públicos estaduais suspensos em razão da pandemia foi sancionada. “O serviço público precisa manter o atendimento adequado aos paranaenses. É uma exceção. Para ser retomado, o concurso tem que ter a edição de um ato específico motivado. Não é para qualquer concurso e por qualquer razão”, disse o deputado Romanelli.

Obras urbanas
O Secretário Sandro Alex anunciou a liberação de R$ 200 milhões para execução de obras urbanas em 104 municípios do Estado, como pavimentações, ciclovias, terceiras faixas, duplicação, recapeamento de asfalto, entre outros. Esses recursos integram o programa de desenvolvimento sustentável dos municípios, de olho na Agenda 2030, garantindo melhor qualidade de vida nos municípios.

Nova Ferroeste
O Governo do Paraná está em posse do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o EVTEA, do projeto da Nova Ferroeste. O estudo apontou que a Nova Ferroeste vai gerar mais de 300 mil empregos diretos e indiretos em 65 anos. A conexão entre Cascavel e Foz do Iguaçu vai permitir a integração com o Paraguai e a Argentina, tornando o estado uma central logística da América do Sul. As audiências públicas previstas para abril.

Peças no encaixe
O chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, recebeu o líder do governo Jair Bolsonaro, deputado federal Ricardo Barros (PP), a presidente estadual do PP, deputada Maria Victoria, e o deputado federal Pedro Lupion para tratar da composição das chapas para a Assembleia Legislativa do Paraná e Câmara Federal. A conversa, que ocorreu no Palácio Iguaçu, ajustou as alianças pró Ratinho Jr (PSD) para o pleito de outubro.

Vagas ampliadas
Os membros do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) irão votar a proposta que autoriza o preenchimento de dez cargos de desembargador no próximo dia 11. Dos 25 desembargadores que integram o Órgão Especial, 11 já votaram favoravelmente à proposta, que pode custar mais de R$ 12 milhões ao ano. Atualmente, o TJ conta com 120 desembargadores.

Transparência
Um novo levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) apontou no Relatório de Fiscalização por Acompanhamento (CAGE) que o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) chegou à marca de 98,98% de transparência. O relatório confirma mais uma vez a liderança do consórcio no quesito transparência ativa (informações disponíveis) e passiva (solicitadas via e-SIC) dos sites oficiais.

Redução de tributos
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou um projeto de lei do Congresso Nacional que permite ao Poder Executivo reduzir os tributos sobre combustíveis sem que seja obrigado a compensar a perda de arrecadação. A matéria também adapta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 às novas regras para pagamento de precatórios e possibilita o bloqueio de despesas discricionárias. O texto segue agora para análise do Plenário do Congresso.

Comando da Petrobras
O general Joaquim Luna deixa o comando da Petrobras, em seu lugar assume o economista Adriano Pires. O novo chefe da estatal é um crítico de ações populistas no que diz respeito à política de preços e declarou recentemente que Bolsonaro não deveria intervir na empresa para congelar os preços. Para ele, “esse seria o pior caminho” e significaria “uma tragédia”. O economista também já defendeu a privatização da Petrobras.

Propaganda partidária
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Social Cristão (PSC) e o Patriota exibem esta semana propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. As exibições têm duração de 30 segundos cada e ocorrem sempre às terças, às quintas e aos sábados, das 19h30 às 22h30.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.