Blog pelo Paraná – Centro de pesquisas, Ninguém do Paraná e Plano 2022

Hussein Bakri, Ratinho Junior e demais líderes debatem sobre o cenário internacional e as ações para 2022. Foto: Assessoria.

Plano 2022
O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) participou da reunião no Palácio Iguaçu junto ao governador Ratinho Junior e demais líderes, na ocasião foi debatido o crescimento de 4,6% do PIB nacional em 2021, recuperando as perdas da pandemia com grande contribuição do Paraná, cuja economia tem dado sinais cada vez mais firmes de reaquecimento. “Também avaliamos o cenário internacional, sobretudo o impacto que a suspensão da venda de fertilizantes russos ao Brasil pode causar no nosso agronegócio. Também alinhamos as próximas ações do Governo”, disse Bakri.

Centro de pesquisas
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou o Centro Multiusuário de Pesquisas Avançadas para Tecnologias do Agronegócio (CT-Agro). A obra teve investimento total de R$ 2,1 milhões e é uma central multiusuária para atender projetos e pesquisas do setor do agronegócio. A estrutura é composta por 16 laboratórios e três casas de vegetação. O espaço vai desenvolver pesquisas como agricultura de precisão, biocombustíveis, melhoramento de plantas entre outras.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Pré-candidata
Apoiadores da deputada federal Aline Sleutjes se reuniram num mega evento em Ponta Grossa. A deputada passou pela cidade pois está em caravana pelo Estado do Paraná fazendo a entrega de recursos de emendas parlamentares aos municípios parceiros. Sleutjes é pré-candidata ao Senado Federal e para falar um pouco mais sobre sua trajetória política, nesta sexta-feira (11), a Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) vai lançar uma entrevista exclusiva com a parlamentar.

Wanderlei no PP
Wanderlei Silva, um dos maiores nomes mundiais do MMA, será candidato a deputado federal pelo PP do Paraná. O ex-lutador assinou a ficha de filiação em reunião com o deputado Ricardo Barros em Curitiba.  Com 45 anos, Wanderlei é o maior recordista de lutas, vitórias e nocautes do Pride, um dos principais eventos na modalidade que era disputado no Japão.

Evento estadual
Um grande evento do PP, com a presença de Ciro Nogueira (ministro da Casa Civil) e Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados), está marcado para o sábado (12) em Curitiba. No ato, o PP vai anunciar o novo quadro de filiados.

Ninguém do Paraná
O deputado Pedro Lupion já sinalizou que estará fora do União Brasil e o partido não terá nenhum representante paranaense na direção nacional, composta por 50 membros,da sigla formada pela fusão do PSL e DEM.

PL
O deputado Giacobo, presidente do PL no Paraná, espera boas novidades na janela partidária de março e ainda ampliar a participação do partido no governo Ratinho Junior (PSD). “Vamos aguardar, mas esperamos boas notícias nos próximos dias”.

Semana decisiva
O PSB do Paraná tem semana decisiva. Uma reunião em Brasília deve definir a situação do partido no estado. O presidente estadual, Severino Araújo, cogita a renúncia e os deputados Alexandre Curi, Artagão Junior, Jonas Guimarães, Luiz Claudio Romanelli e Tiago Amaral devem desembarcar do partido. Curi, Artagão, Jonas e Romanelli podem ingressar no PP e Tiago Amaral, no PSD.

Reeleição
O vice-governador Darci Piana (PSD) já está em campanha de reeleição na Fecomércio e com isso fortalecer seu nome para continuar na vice de Ratinho Junior (PSD) em outubro. Ratinho Junior já adiantou que prefere seguir com Piana. A eleição será marcada para o primeiro semestre deste ano.

Games
A Artista Digital, Anne Louise Paiva Calamucci, do Senai Paraná, permanece entre as melhores do Brasil no segmento da Arte Digital 3D para games. Na semana de 21 a 25 de fevereiro, Anne disputou com o Rio de Janeiro a vaga de representação nacional na maior competição profissional de nível técnico do mundo, a WorldSkills International, programada para acontecer de 12 a 17 de outubro na cidade de Shanghai, na China.

Declaração de IR
Começou nesta segunda-feira (7) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e vai até 29 de abril. No ano passado, 869,3 mil contribuintes caíram na malha fina, de um universo de 36,8 milhões de declarações enviadas. O principal motivo foi a omissão de rendimentos, com 41,4% das ocorrências, seguido por falta de comprovação de dedução, responsáveis por 30,9% das declarações retidas em 2021.

Mutirão nacional
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país, promove o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira até 31 de março, oportunidade para que os consumidores negociarem suas dívidas com os bancos. A página mutirao.febraban.org.br foi desenvolvida para preparação prévia da negociação.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.