Blog pelo Paraná – Cidade do conhecimento, Bolsonaro no PR, Case de sucesso, Justiça gratuita, Locais de votação, Retomada e Incentivo

Cidade do conhecimento
O Secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, afirmou que Ponta Grossa será a Cidade do Conhecimento e confirma o repasse de 1 milhão por meio de emenda parlamentar. “Nosso campus IFPR de Ponta Grossa, um dos melhores do Paraná, será ampliado. Teremos o Centro de Inovação. Com o Instituto Federal estamos retomando os cursos técnicos de nível médio. Além do parque ecotecnológico que poderá contar com outras universidades como a UEPG”, disse Sandro.

Bolsonaro no PR
Inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedim, construída no Rio Santana, será nesta sexta-feira (6). A expectativa é de que o presidente Jair Bolsonaro participe da inauguração. A Central Hidrelétrica foi construída na cidade de Renascença (Sudoeste do PR), sabe-se que solenidade será no período da tarde, o horário ainda será confirmado.

Multinacional
A multinacional Bunge recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para compra da gigante Imcopa. A Imcopa é responsável pela produção de óleo de soja da marca Leve, é uma das maiores indústrias de processamento de soja do Paraná, com mais de 500 funcionários.

Case de sucesso
O Sistema Fiep é citado em documento da UNESCO como case de sucesso na área de educação durante a pandemia. Para a gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovana Punhagui, o Sistema está representando o Brasil, “é uma honra receber este reconhecimento do trabalho de toda nossa equipe pedagógica, professores e alunos”, comemora.

Fiep
A Sondagem Industrial, pesquisa tradicional da Fiep, está na reta final de recebimento das respostas. A pesquisa está disponível desde o dia 14 de outubro. “A Sondagem Industrial é um importante instrumento para que a Fiep conheça as expectativas e estratégias dos industriais paranaenses para 2021. Mais do que isso, também revela quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários no desenvolvimento de seus negócios”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Apoio do BRDE
O volume de crédito liberado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para o comércio e serviços do Paraná, de janeiro a setembro deste ano, ultrapassa R$ 196 milhões. “O desempenho demonstra o apoio do BRDE ao comércio e serviços, garantindo o suporte das atividades mesmo durante o período de forte crise deste ano”, afirma o diretor de Operações do Banco, Wilson Bley Lipski.

Desafio
Os prefeitos que assumirão a administração de suas cidades a partir de 1º de janeiro de 2021 encontrarão mais dificuldades que os seus antecessores. A economia brasileira estará em recuperação após a recessão mais aguda da história, provocada pela pandemia de covid-19. “Quem assumir uma prefeitura, além de ter poucos recursos, tem que descobrir novas fontes de receita”, prevê Ricardo Macedo, professor do curso de Ciências Econômicas do Ibmec.

Justiça gratuita
O Paraná vai ofertar exames de DNA à crianças e adolescentes beneficiários da Justiça gratuita ou da assistência judiciária no Estado. O Termo de cooperação técnica envolve 11 instituições públicas paranaenses. Os exames de DNA serão realizados no Laboratório de Genética Humana da UEL, que deve processar mil testes por ano. A coleta dos materiais genéticos vai abranger os 399 municípios paranaenses, já que as amostras serão recolhidas nos laboratórios da Polícia Científica do Paraná.

Retomada
Transporte aéreo de passageiros apresentou crescimento de 37,8% em setembro de 2020, quinta alta consecutiva no ano. Um dos segmentos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus o setor chegou a registrar queda de 92,9% no auge da crise, no mês de abril. “Os números indicam que o mercado doméstico pode, já nos próximos meses, voltar ao nível de operação pré-crise”, disse o presidente da CNT, Vander Costa.

Locais de votação
O TRE-PR mudou cinco locais de votação em Foz do Iguaçu. A medida atinge 7.869 eleitores que estão aptos a votar no dia 15 de novembro. A medida foi adotada para atender aos protocolos sanitários recomendados pelas autoridades sanitárias devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e evitar aglomerações no dia da eleição, ou por obras de reforma. De acordo com o TRE, Foz do Iguaçu terá, no dia 15 de novembro, 477 urnas espalhadas em 63 diferentes locais de votação.

PEC do Pacto Federativo
A união dos estados em torno da aprovação da PEC do Pacto Federativo é essencial para ajudar os estados a reequilibrar as contas públicas, disse o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Rodrigues lembrou que 14 estados estão em situação de emergência fiscal e que a União terá, em 2020, o sétimo ano de déficit primário (resultado negativo nas contas sem o pagamento dos juros da dívida pública). O secretário reforçou a disposição da equipe econômica de apoiar as medidas que promovam a rota de saída dos estados e da União do déficit público.

Incentivo
Municípios receberão incentivo federal para atenção às pessoas com obesidade, diabetes mellitus ou hipertensão arterial sistêmica. O incentivo tem como objetivo fortalecer a atenção precoce às essas pessoas por meio da organização da assistência baseada em protocolos e em linhas de cuidado, buscando a redução de complicações associadas à Covid-19, incluindo ações de promoção da saúde e de prevenção.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.