Fábio Camargo completou seis meses como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Foto: Albari Rosa.

Blog pelo Paraná – Combate à covid, Anticorrupção e Vacinação de adolescentes

Combate à covid
Fábio Camargo completou seis meses como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Camargo destaca que nesses seis meses o foco do TCE esteve voltado para ações de combate à pandemia da covid-19.”Estamos passando pela maior crise sanitária enfrentada pela humanidade em pelo menos um século. As ações desempenhadas pelo TCE ocorrem tanto no âmbito da fiscalização e da orientação aos gestores públicos quanto no apoio financeiro direto ao enfrentamento do coronavírus”, disse.

Anticorrupção
O Paraná aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), executado pela Rede de Controle da Gestão Pública, com o objetivo de reduzir a corrupção nos governos municipais, estaduais e federal. Os governos estaduais e municipais terão acesso à ferramenta digital e-Prevenção, que auxiliará na identificação de eventuais fragilidades e oferecerá um plano de ação para que melhorias sejam implementadas.

Desfiliação
A deputada federal Luísa Canziani entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a desfiliação do PTB. A parlamentar paranaense, mais jovem congressista do Brasil, tem recebido convites insistentes, especialmente do PP e do PSD. A deputada tem apreço pelo Presidente da Câmara, Arthur Lira, o que seria uma motivação para que ela ingresse no PP. O convite também já foi feito por Ricardo Barros e Ciro Nogueira.

Dose extra
O deputado federal Fernando Francischini (PSL) propôs o projeto que traz diretrizes para garantir a aplicação de dose extra contra a Covid no Paraná. “Temos acompanhado dados mostrando que determinados imunizantes não apresentam níveis elevados de proteção, o que acaba deixando as pessoas inseguras diante do risco de desenvolverem casos graves da doença mesmo tomando duas doses”, ponderou Francischini. 

Selo de qualidade
Tomazina recebeu o Selo Atenção Primária de Qualidade, entregue pelo Ministério da Saúde, que reconhece iniciativas adotadas por municípios brasileiros para a manutenção de pontuação em indicadores considerados fundamentais para a área. No total, foram avaliados 5.570 municípios brasileiros, sendo que destes, apenas 225 receberam o selo de reconhecimento pelas iniciativas adotadas. 

Selo de qualidade II
Tomazina está entre as 9 cidades do Estado do Paraná que receberam o Selo de APS. Estes são: Santa Helena (20ª Regional de Saúde Toledo); Tomazina (19ª Regional de Saúde Jacarezinho); Maripá (20ª Regional de Saúde Toledo); Perobal 12ª Regional de Saúde Umuarama); Castro (3ª Regional de Saúde Ponta Grossa); Barracão (8ª Regional de Saúde Francisco Beltrão); Campo Bonito e Iguatu (10ª. Regional de Saúde Cascavel) e Jaguariaíva (3ª Regional de Saúde Ponta Grossa).

Fermop
A edição 2021 do Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) será realizada no inédito modelo híbrido, com a participação presencial de cantores, da banda, dos jurados, da equipe organizadora e das autoridades. Em sua 16ª edição consecutiva, o Fermop terá cinco etapas classificatórias e uma grande final. A finalíssima será dia 23 de outubro, em Cascavel. Serão disputados prêmios em dinheiro e troféus em quatro categorias: Popular, Sertaneja, Gospel e Infantojuvenil.

Teto de gastos
A direção executiva nacional do PSDB decidiu estabelecer um teto de gastos para os pré-candidatos à Presidência que disputarem a campanha de prévias na sigla. O partido pretende distribuir entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão do Fundo Partidário para cada postulante ao Planalto. O valor não foi definido oficialmente.

Série de filiações
O Podemos, partido da deputada Renata Abreu, prepara uma série de filiações para agosto. Entre as prováveis filiações estão o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o ex-ministro de Jair Bolsonaro, Santos Cruz; o integrante da CPI da Pandemia, senador Alessandro Vieira e o  ex-ministro Sergio Moro, cotado para disputar o Planalto.

Voto seguro
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, escalou dois profissionais do alto escalão da instituição para formar um núcleo de monitoramento que reforce a segurança do sistema eleitoral brasileiro. A decisão ocorre em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro e membros do governo federal investem em uma escalada de tensão na relação com os líderes dos outros dois Poderes da República, a fim de viabilizar a pauta do voto impresso auditável.

Vacinação de adolescentes
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos na campanha de vacinação contra a Covid-19. Esse público começará a ser imunizado após a aplicação da primeira dose na população adulta. Como ocorreu entre as pessoas acima de 18 anos, jovens com comorbidades terão prioridade. Atualmente, apenas o fármaco da Pfizer-BioNTech pode ser utilizado em pessoas dessa faixa etária.

Convite aceito
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou o convite de Bolsonaro para assumir o Ministério da Casa Civil e a nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União. Na pasta, Nogueira terá uma primeira missão: chamar todos os interlocutores importantes do Congresso para uma rodada de conversas. Outra mudança confirmada é a ida do general Luiz Eduardo Ramos, ex-Casa Civil, para a Secretaria de Governo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.