Blog pelo Paraná – Conchavos, Plano de Governo e Produtos paranaenses

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, quarta-feira 28 de setembro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Conchavos
Ratinho decidiu não comparecer ao discurso no debate da RPC TV, afiliada da TV Globo no Paraná, segundo publicado pelo portal R7 notícias. “Acredito na democracia e no debate de ideias […] Campanha não é para atacar adversários, nem lugar para mentiras.”, disse Ratinho nas redes sociais, após receber a informação de que dirigentes de campanhas de esquerda no Paraná teriam tentado colocar em curso um plano para unificar o discurso no debate, com o objetivo de subir o tom contra o governador.

Liderança nas pesquisas
Com uma campanha limpa, marcada pela preocupação com a saúde financeira do país, com o alto índice de pobreza e desemprego, além de propostas para a realização de reformas, combate firme à corrupção, o senador Álvaro Dias (Podemos) segue liderando as pesquisas de intenções de votos no Paraná. Em nenhum momento o senador pregou o ódio e denegriu a imagem de seus concorrentes.

Compromisso
O senador reitera a população paranaense o porquê de querer continuar no Senado: “os paranaenses me deram a oportunidade para seguir na vida pública e isto eu devo a eles. Por isso, me sinto na obrigação de ajudar cada vez mais o meu Estado”, pontuou.

Plano de Governo
Criado com o intuito de funcionar como uma ferramenta democrática de colaboração dos paranaenses com o Plano de Governo de Ratinho Junior (PSD), o aplicativo “Meu Paraná” já recebeu mais de 200 sugestões sobre quais devem ser as prioridades do Governo do Estado ao longo dos próximos quatro anos. Apenas nos últimos três dias, mais de 100 pessoas deram a sua contribuição, que passam a ser analisadas pela coligação de apoio ao governador e ao seu vice e candidato à reeleição, Darci Piana (PSD).

Obras estruturantes
O Governo do Estado investiu, desde 2019, R$ 1,9 bilhão em mais de 3 mil ações, impactando os 399 municípios do Paraná. Também foi R$ 1 bilhão por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). Recursos destinados para a realização de obras que mudaram a realidade das pessoas. “A nossa prioridade foi e continua sendo levar obras estruturantes, desde pavimentações, equipamentos e construções civis, para os municípios”, disse o governador Ratinho Junior.

Jovens eleitores
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o número de eleitores com 16 ou 17 anos de idade no Paraná cresceu 35,2% neste ano em relação a 2018, ano da última eleição presidencial. Já em relação a julho do ano passado o crescimento foi de 257%, o que mostra um maior interesse dos jovens pela política em um ano de eleição presidencial.

Produtos paranaenses
O Paraná, que tinha ganhado duas medalhas no 1º Mundial do Queijo do Brasil em 2019, saltou para mais de 30 na segunda edição, que ocorreu entre 15 e 18 de setembro, na cidade de São Paulo. Os produtos paranaenses concorreram com cerca de 1,2 mil queijos do Brasil e mais 10 países: Suíça, França, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e País de Gales.

Alta qualidade
“É um atestado do compromisso que os paranaenses têm para fornecer alimentos de altíssima qualidade aos consumidores do Brasil e do mundo. Esse resultado comprova que estamos agregando valor em produtos diferenciados, como os queijos, com capacidade para abrir novos mercados e gerar renda e emprego”, enfatiza Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.

Confiança
A pesquisa mensal feita pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que os empresários estão mais otimistas em relação à economia e aos negócios em setembro. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou três pontos na comparação com o mês anterior, chegando a 62,4 pontos. É o maior patamar desde agosto de 2021, quando ficou em 66,4 pontos, numa escala que vai até 100.

Economia regional
Siqueira Campos, município do Norte Pioneiro, completou 102 anos. O deputado Luiz Claudio Romanelli avalia que Siqueira Campos está vencendo desafios e cresce como polo econômico regional. “São obras milionárias que beneficiam toda a região. Grandes exemplos são a duplicação do trecho urbano da PR-092 e a duplicação da rodovia, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina. Essa obra está transformando o Norte Pioneiro num dos principais eixos logísticos do Paraná”, comenta o deputado.

Manifesto
Em um ‘manifesto à nação’, Ciro Gomes anunciou a manutenção da sua candidatura ao Planalto, apesar das pressões que tem sofrido para apoiar Lula no primeiro turno. O discurso do pedetista foi uma espécie de resposta à campanha do petista pelo ‘voto útil’. O ex-ministro disse que tem sido vítima de uma ‘destruição de imagem’, mas que não aceitará as intimidações. ‘Meu nome continua posto como firme e legítima opção para livrar o país de um presente covarde e de um futuro amedrontador’, afirmou.

Poliomielite
Em meio à queda na cobertura de vacinação contra a poliomielite nos países da América, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) disse que Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru correm um risco muito alto de reintrodução da doença. O anúncio foi feito na última semana, quando a vacinação estava em um patamar de 79%, o menor desde 1994.

A doença
A poliomielite, que pode se espalhar rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal insuficiente, não é uma doença tratável, mas é totalmente evitável com vacinas. No entanto, atualmente, a cobertura vacinal caiu abaixo de 80% em quase toda a América do Sul e 12 países da região correm risco alto ou muito alto de sofrer um surto, entre eles o Brasil.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.