Blog pelo Paraná – Conta reduzida, Semana da Pátria e Pesquisa presidencial

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, terça-feira 06 de setembro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Conta reduzida
Pelo segundo mês consecutivo, os consumidores do Paraná estão sentindo a redução no valor da conta de luz. A diminuição foi de 13,4%, em média, e se deu em função da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a tarifa de energia, de 29% para 18%, determinada pelo Governo do Estado no final de junho. A redução na conta de luz está valendo para todas as classes consumidoras da Copel, de forma linear.

Semana da Pátria
A abertura da Semana da Pátria foi realizada nesta segunda-feira (05), no Palácio Iguaçu, após dois anos sem solenidades por conta da pandemia. O evento contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão Fábio Benvenutti Castro. Neste ano, o desfile cívico-militar volta à Av. Cândido de Abreu, na Capital, com cerca de três mil pessoas, sendo 2 mil militares.

Lado certo!
Depois do apoio do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que garantiu votar em Álvaro Dias por considerá-lo um defensor de Curitiba e das causas paranaenses, agora o candidato à reeleição ao Senado Federal, tem mais um forte aliado: o deputado estadual Alexandre Curi, do partido do governador Ratinho Junior (PSD). Também está nesta cruzada, o ex-vereador Celso Torquato. “Alexandre Curi é um dos mais brilhantes deputados que compõem a nossa Assembleia Legislativa e fico grato e feliz em saber que ele estará do nosso lado”, disse o senador.

Recesso parlamentar
A Assembleia Legislativa do Paraná deverá ter nesta semana suas três últimas sessões do “primeiro semestre”. A expectativa é que a partir da quarta-feira (7) os deputados entrem em recesso, só retornando aos trabalhos após a eleição de 2 de outubro. O tradicional recesso de julho ainda não foi desfrutado pelos parlamentares porque eles ainda não aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Constitucionalmente, os deputados só podem curtir o recesso após a aprovação da LDO, que será colocada em pauta nas sessões desta semana.

No milionário
O novo milionário do programa Nota Paraná do mês de setembro é de Curitiba. O bilhete premiado é do bairro Pilarzinho e o ganhador concorreu com 31 bilhetes gerados de 51 notas fiscais emitidas. Já o segundo maior prêmio, de R$200 mil, também foi para um morador da capital paranaense, no bairro Umbará.

Na busca
O Deputado Federal Sandro Alex (PSD) destacou-se, nos últimos anos, atuando como Secretário de Estado de Infraestrutura. Da região dos Campos Gerais, Alex agora busca a reeleição para o mandato de Deputado Federal pelo PSD. Além de ser eleito o quarto melhor deputado do Brasil pela Revista Veja, Sandro Alex teve destaque em obras de relevância do Estado, tais como Trevo Cataratas em Cascavel, a nova ponte de Foz do Iguaçu que liga até ao Paraguai e, na região de Maringá, o início das obra de duplicação da PR-317.

Aprovada!
O governador Ratinho Junior foi o primeiro a ter a sua candidatura ao Governo do Paraná aprovada pela Justiça Eleitoral. O pedido foi enviado pela coligação “A mudança não para. Pra frente Paraná”, formada por 11 partidos, e deferido pela desembargadora Claudia Cristina Cristofani. Na decisão consta que o pedido da candidatura de Ratinho Junior e de seu vice e também candidato à reeleição, Darci Piana, decorreu sem pedidos de impugnação ou notícia de inelegibilidade. A chapa concorre com o número 55 nas urnas.

Confiança
Segundo o Instituto Opinião, 81% dos paranaenses confiam na democracia, 76% nas urnas eletrônicas e 51% são contra a posse e o porte de armas de fogo. O instituto entrevistou 1,2 mil eleitores em 52 cidades entre os dias 28 e 30 de agosto. A margem de erro de 3% e o nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).

Representante brasileiro
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou o filme Marte Um, de Gabriel Martins, como o representante do Brasil na briga por uma vaga na categoria de melhor filme internacional do Oscar em 2023. A cerimônia da 95ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences acontecerá em 12 de março do ano que vem.

O 7 de setembro
Apesar de projetar um feriado de 7 de Setembro menos turbulento do que o do ano passado, o STF montou uma espécie de plano de segurança para evacuar os ministros, caso seja necessário. Alexandre de Moraes tem recebido atualizações de polícias e de setores de inteligência sobre possíveis articulações violentas. Além disso, o Supremo orientou que nem ministros nem servidores trabalhem dentro do prédio da Corte nos dias 6 e 7.

Pesquisa presidencial
Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira, 5, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 42% das intenções de voto, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 34%. Com relação à pesquisa anterior, de 29 de agosto, Lula recuou 1 ponto porcentual (pp). A pesquisa foi feita entre sexta-feira, 2, e domingo, 4, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pp e está registrada no TSE sob o número BR-01786/2022.

Mercado financeiro
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,7% para 6,6% neste ano. É a décima redução consecutiva da projeção. Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,27%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,43% e 3%, respectivamente. Em julho, a inflação recuou 0,68%, após aumento de 0,67% registrado em junho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,77%, no ano, e 10,07%, em 12 meses.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.