Blog pelo Paraná – Desenvolvimento regional, Apreensão histórica e Ministros na fronteira

O PSDB faz neste domingo, 21, as prévias para a escolha do candidato ao Palácio do Planalto em outubro de 2022. Foto: reprodução

Prévias
O PSDB faz neste domingo, 21, as prévias para a escolha do candidato ao Palácio do Planalto em outubro de 2022. Três candidatos estão na disputa: os governadores Eduardo Leite (RS) e João Dória (SP) e o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (Manaus). “É o único partido que está fazendo prévias para definição do candidato para presidente. Temos mais de 44 mil filiados aptos ao voto que se cadastraram”, disse o deputado Michele Caputo, liderança tucana. 

Prévias II
Segundo o diretório nacional do partido, 657 filiados estão cadastrados no Paraná: um deputado federal (Valdir Rossoni), três deputados estaduais (Ademar Traiano, Michele Caputo e Paulo Litro), 15 prefeitos, 17 vice-prefeitos, 115 vereadores e 507 filiados sem mandato. A votação nas internas, das 8h às 15, poderá ser presencial, em urnas eletrônicas, para prefeitos, vice-prefeitos, deputados, governadores, vice-governadores, ex-presidentes e senadores. Fora de Brasília, poderão votar por aplicativo. Os filiados e vereadores votarão, exclusivamente, por aplicativo.

Orla de Matinhos
Após a manifestação em favor do movimento “Eu Quero a Recuperação da Orla de Matinhos”, foram confirmados os vencedores da licitação para que o projeto seja realizado. Participantes afirmam que a revitalização da orla de Matinhos será benéfica para a cidade e para todo o Estado, aquecendo o turismo e a economia do Paraná. O edital prevê que seja feita a revitalização de 6,3 quilômetros, tempo de obra estimado em 32 meses.

Ministra no Pr
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estará no Paraná no dia 09 de dezembro. Tereza Cristina virá conhecer a Capital do Agronegócio do Paraná, a cidade de Toledo. Em sua passagem ela participará da celebração do convênio entre o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e o Mapa para a criação no Oeste do Paraná do Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio.

Desenvolvimento regional
Entidades representativas da força produtiva do Oeste paranaense anunciaram uma série de convênios que irão aprimorar os trabalhos em andamento na região Oeste, em prol do desenvolvimento regional. O presidente da POD, Rainer Zielasko, informou que o dia nove de dezembro será marcado pela parceria com o governo do Estado, a Itaipu Binacional e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O encontro será realizado em Toledo.

Projeto-piloto
O projeto-piloto da Pfizer/BioNTech para vacinação de toda a população de Toledo acima de 12 anos está na segunda etapa. Agora, o município irá iniciar a aplicação da segunda dose (D2) e completar o esquema vacinal da sua população, atingindo ao todo aproximadamente 121,4 mil habitantes.  A pesquisa, pioneira no Brasil, pretende analisar o comportamento do vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em uma cidade de porte médio, cuja população esteja completamente imunizada. Toledo foi o único município brasileiro a receber o projeto.

Apreensão histórica
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou a maior apreensão de cocaína da história do Paraná. Quase uma tonelada de cocaína foi apreendida na quinta-feira (18), na BR-376, na região de Maringá, no norte do Paraná. A ação aconteceu em Marialva (PR), a cerca de 400 km de Curitiba. Segundo a polícia, a droga estava escondida dentro de um caminhão suspeito estacionado em um posto de combustíveis da rodovia. A carga foi avaliada em R$ 173 milhões, considerando o valor de mercado da droga.

Maior produtora
A Prati-Donaduzzi dará mais um passo rumo ao crescimento da empresa. Referência na produção de medicamentos no Brasil e a primeira a lançar um produto nacional à base de Canabidiol, ela está com obras avançadas de uma nova unidade produtiva de alta tecnologia que será instalada no parque industrial da farmacêutica, localizado em Toledo, Oeste do Paraná (PR). A expansão física, aliada aos investimentos em tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) fará da farmacêutica a maior produtora de comprimidos da América Latina.

Observador internacional
O professor paranaense Frederico Rafael Martins de Almeida, docente e mestre em Direito vai atuar  neste domingo (21) como observador internacional nas eleições presidenciais do Chile. Ele integra uma comitiva organizada pela organização “Transparencia electoral”, que trabalha com programas de auditoria e controle cidadão de processos eleitorais pelo mundo. A comitiva foi recebida, nessa quinta-feira (18), pela embaixada do Brasil no Chile. “As eleições no Chile vão renovar o parlamento e definir a sucessão do atual presidente Sebastián Piñera. Conforme previsto no Código de Conduta para Observadores Eleitorais Internacionais, a observação eleitoral internacional é feita para proveito/benefício do povo do país onde se realizam as eleições e para benefício da comunidade internacional”, explica.

Livro de Moro
O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro (Podemos) lançará,  no dia dois de dezembro, o livro “Contra o sistema da corrupção”, em que revela bastidores inéditos da Lava Jato. Nele Moro narra sua passagem pelo governo Jair Bolsonaro e se posiciona a respeito de temas fundamentais para o país, como democracia, Estado de Direito e os recuos recentes na luta contra a corrupção. O lançamento será no Teatro Positivo, às 19h, em Curitiba. Uma conversa com o autor terá mediação do jornalista Marc Sousa.

Diretor da Conamp
O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz, será empossado como novo Diretor da região Sul da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Ele foi eleito por aclamação, pelo conselho deliberativo da Conamp, pela chapa “Conamp – Trabalho & Integração”. A solenidade de posse da nova diretoria e do conselho fiscal para a gestão 2022/ 2024, está prevista para o dia 8 de março de 2022, na sede da entidade, em Brasília. Glitz assume o lugar de Martha Beltrame, do Rio Grande do Sul.

Enem 2021
O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país, tanto na versão impressa quanto na digital. No Paraná são cerca de 170 mil estudantes que podem participar das provas. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Neste domingo a abertura dos portões nos locais de provas acontece às 12 horas, e serão fechados às 13 horas (sempre no horário de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30 e se encerra às 19 horas.

Ministros na fronteira
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, marcou presença no evento de vacinação nas cidades de fronteira, em Foz do Iguaçu. A ação contou com as presenças dos ministros da Saúde do Brasil, do Paraguai, Julio Borba Vargas, na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade. Moradores ou estrangeiros foram vacinados com os imunizantes tríplice viral, Febre Amarela, Influenza (H1N1) e Covid-19. Também foi realizada, de forma gratuita, a testagem rápida para detecção do novo coronavírus.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.