Blog pelo Paraná – Destaque nacional, Saldo de empregos e Prevenção à Corrupção

O Paraná é o Estado da região sul do país com melhor saldo na geração de postos de trabalho formais. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Destaque nacional
O Paraná é o Estado da região sul do país com melhor saldo na geração de postos de trabalho formais. O Estado destaque nacional, obteve o quarto melhor resultado do País no último mês e ainda ultrapassou a marca de 150 mil vagas no acumulado do ano. “O Paraná mostra que está em plena retomada da economia. Temos batido recordes sucessivos na geração de empregos e tivemos um bom resultado no crescimento, com um aumento de 4,2% no PIB no primeiro semestre”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Saldo de empregos
Dos 399 municípios paranaenses, 308 tiveram números positivos na geração de empregos em agosto, 77% do total. Curitiba lidera com um saldo de 6.015 vagas. É seguida por Londrina (1.737), Maringá (1.462), São José dos Pinhais (779), Colombo (630), Ponta Grossa (555), Cascavel (510), Toledo (201), Guarapuava (430) e Pinhais (410). Os Estados que mais abriram vagas em 2021 foram São Paulo (704.174), Minas Gerais (261.586), Santa Catarina (158.946), Paraná (153.696) e Rio Grande do Sul (118.816).

Prevenção à Corrupção
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) formalizou sua adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Com o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos, o projeto pretende mobilizar dirigentes, instituições de controle e gestores públicos. “Com a adesão ao programa, reafirmamos nosso compromisso público em promover a integridade e a ética, sempre com transparência. Somos um banco público e precisamos prestar contas à sociedade”, destacou a diretora-presidente, Leany Lemos.

Avanços
O chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, participou da reunião com a diretoria da Fecomércio/PR onde apresentou o avanço da administração aos membros do conselho e diretoria da instituição. Guto falou sobre os resultados do enfrentamento à pandemia, o fortalecimento dos setores e as reformas necessárias que foram feitas nos últimos anos, as novas concessões de pedágio, a ferrovia, a extensão das linhas aéreas e o investimento em infraestrutura. “Os indicadores de retomada estão muito fortes, apostamos em vários setores durante a pandemia, que estão mais fortalecidos agora na retomada econômica, a estratégia está funcionando”, declarou o chefe da Casa Civil.

Contas equilibradas
Em audiência pública na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, detalhou receitas, despesas, resultados e limites referentes à contabilidade do Estado. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 previa um déficit de R$ 4,8 bilhões. Ao longo do ano, no entanto, o aumento da receita permitirá o cumprimento de todas as obrigações. “A trajetória positiva da receita está fazendo com que o Estado honre seus compromissos. Por outro lado, é preciso cautela com as contas públicas, pois o ambiente econômico ainda é de muita incerteza”, disse Junior.

Escola de Turismo
A prefeitura de Curitiba inaugurou a primeira Escola de Turismo do Brasil. Implementada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), a escola nasce com um conceito inovador. Os cursos serão criados a partir de parcerias colaborativas e vão acontecer em diversos espaços já que a escola não possui sede fixa. O lançamento contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Turismo, o prefeito Rafael Greca e o secretário nacional de Turismo, William França Cordeiro. “Fico muito feliz em declarar aberta a Escola de Turismo de Curitiba, todos os lugares em nossa cidade fazem parte desse Hub, desde a Catedral Metropolitana até a cozinha de um restaurante”, disse Greca.

Cursos de lançamento
Os primeiros cursos oferecidos pela Escola de Turismo de Curitiba são frutos da parceria com o Senac/PR e o IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública). O Senac irá ofertar sete formações em áreas como gastronomia, design, informática, entre outros, com inscrições abertas até o dia 17 de outubro. O IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública) vai disponibilizar os cursos de Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente. 

Paraná Produtivo 
O vice-governador Darci Piana participou da reunião com os dirigentes da Faciap e das doze Coordenadorias da Federação no Estado onde foi apresentado os indicadores da ferramenta BI (business intelligence), com representação dos 399 municípios paranaenses. A ferramenta faz parte do programa Paraná Produtivo que combina análise empresarial, prospecção, visualização, ferramentas e infraestrutura de dados, além de práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões assertivas.

Paraná Produtivo II
Conforme explica o presidente da Faciap, Fernando Moraes, esta ferramenta apresentada é de extrema importância para os empresários, porque “se você quer fazer um planejamento para o futuro, você precisa de dados robustos, informações sobre o lugar, dados demográficos, econômicos e sociais”. O vice-governador afirma que a criação do Paraná Produtivo está auxiliando na projeção do plano regional de desenvolvimento. “Estamos propondo a união dos setores e das entidades para que se aproximem do governo e juntos estimularmos o desenvolvimento de todas as regiões do Estado”, disse Piana.

Vagas sorteadas
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu está com inscrições abertas, até 30/09, para o sorteio público que ofertará vagas remanescentes para os cursos superiores de Engenharia de Aquicultura; Licenciatura em Física e Tecnologia em Gastronomia. Qualquer pessoa, mesmo que não tenha participado do Processo Seletivo IFPR deste ano, pode concorrer a uma vaga, desde que sejam atendidas as exigências previstas no Edital 70/2021. O sorteio será realizado no dia 06 de outubro e o início das aulas será imediato, ainda em regime remoto (a previsão é de que as aulas presenciais retornem ainda neste mês de outubro).

Improbidade Administrativa
Em nota o Ministério Público do Paraná (MP-PR) posiciona-se sobre reforma da Lei de Improbidade Administrativa, leia a opinião do procurador de Justiça, Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer. “Se esse projeto for aprovado como está, e essas alterações passarem a vigorar, não tenho dúvidas de que a aplicação da Lei de Improbidade Administrativa ficará completamente inviabilizada. Desde a sua edição, a Lei de Improbidade Administrativa tem se mostrado extremamente eficiente para a proteção do patrimônio público e foi o primeiro instrumento jurídico que efetivamente atingiu a corrupção. A meu ver, é exatamente pelo seu sucesso que agora pretendem alterá-la,” afirma.

Livre comércio
O Senado aprovou o acordo de livre comércio entre o Brasil e o Chile. O documento trata de questões não-tarifárias, como comércio de serviços, telecomunicações e medidas sanitárias. O acordo pode agilizar as exportações brasileiras de produtos de origem animal e vegetal para o Chile e o fim do roaming internacional entre os dois países. O documento deverá estreitar os laços entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, bloco econômico integrado pelo Chile que também inclui Colômbia, México e Peru. Ele será promulgado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na forma de um decreto legislativo.

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.