Blog pelo Paraná – Destino turístico, Caça aos bandidos e Covid no Brasil

Curitiba está entre as capitais mais procuradas para o feriado de Tiradentes. Foto: divulgação.

Destino turístico
Levantamento realizado pelo Booking.com mostra os destinos mais procurados pelos brasileiros para este feriado de Tiradentes. Entre as cidades brasileiras, a preferência são as grandes capitais, como Curitiba, que encabeça a lista – as únicas exceções nos top 5 das capitais mais procuradas são Gramado e Foz do Iguaçu.

Chamada UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou na quarta-feira (20/04) a primeira chamada complementar do Vestibular 2022 e também a do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2022. Ao todo, são 1.503 novos calouros chamados para ingressar na instituição. Os aprovados devem fazer o registro acadêmico no período de 22 a 26 de abril, pelo site do Núcleo de Concursos (NC/UFPR).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Vice-líder
O governador Ratinho Júnior (PSD) deve oficializar o nome do deputado estadual Tiago Amaral, também do PSD, como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa. Amaral já ocupava o referido cargo, mas pediu para sair durante a eleição de 2020 quando ele disputou a prefeitura de Londrina. Conversas nos bastidores afirmam que Tiago Amaral está cotado para assumir a liderança do governo a partir de 2023 – num possível segundo mandato de Ratinho Junior.

Caça aos bandidos
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, se manifestou numa rede social sobre a ação criminosa ocorrida em Guarapuava, que envolveu mais de 30 bandidos. “Me reuni com o comandante da Polícia Militar e o secretário de Segurança Pública e determinei que todos os esforços fossem direcionados para o município e a região. Nossas forças de segurança estão caçando esses bandidos para dar uma pronta resposta à população”, comentou o governador.

Óbito
O cabo da Polícia Militar Ricieri Chagas, baleado na cabeça durante a ação de criminosos no domingo de Páscoa em Guarapuava, teve morte cerebral nesta quinta-feira, 21. Ricieri lutava pela vida no hospital depois de ser baleado na cabeça durante o atentado na cidade, quando bandidos tentaram assaltar uma transportadora de valores.

Trabalho presencial
O governo estadual acabou com o teletrabalho, que foi adotado durante o período da pandemia. Na próxima segunda-feira (25), todos os servidores que ainda não tinham retomado as funções presencialmente deverão retornar aos seus postos de trabalho. A medida se apoia na decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que decretou o fim da emergência sanitária imposta pela Covid. O decreto da Secretaria Estadual da Saúde atinge a quase totalidade dos servidores, à exceção daqueles com alguma comorbidade.

Decisão política
O ex-deputado Delegado Francischini (União Brasil) disse que o recurso contra a cassação do seu mandato pelo TSE chegou ao STF. Francischini disse que a decisão do TSE foi política como um aviso ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-deputado espera ainda recuperar sua habilitação política e disputar as eleições da Assembleia Legislativa em 3 de outubro.

Contorno Oeste
A obra de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel (BR-163) atingiu 35,11% de execução. A nova pista terá extensão de 14,28 quilômetros em pavimento rígido de concreto, uma nova ponte, um novo viaduto e uma via de acesso à Avenida Brasil, com extensão de 4,79 quilômetros. O investimento é de R$ 67,9 milhões, parceria entre Governo do Paraná, o governo federal e a Itaipu Binacional.

PR 412
O governo do Paraná está preparando a licitação da duplicação da PR 412, entre a praia de Guaratuba e a cidade de Guaruva, em Santa Catarina, na junção com a BR-376. Seis empresas apresentaram proposta para a licitação do anteprojeto de engenharia e diagnóstico ambiental da obra.

Menor lance
As concorrentes negociaram com o DER-PR e o menor lance foi de 657 mil, proposta pela participante Vitis Engenharia Ltda. As concorrentes negociaram com o DER-PR e o menor lance foi de 657 mil.  A empresa tem agora prazo de um dia útil para apresentar uma proposta adequada a este valor, além de encaminhar demais documentos exigidos em edital. O resultado será publicado nos portais Compras Paraná e Licitações-e.

Covid no Brasil
A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil segue em declínio há quase dois meses e chegou a 108,3 óbitos, um recuo de 38% em relação aos números de duas semanas atrás. Já a curva de novos casos teve uma redução de 33% em um período de catorze dias e atingiu 14.445,1. A queda nos índices é resultado da imunização no país. Atualmente, 83% dos brasileiros estão vacinados.

Privatização Eletrobras
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo pediu vista do processo na corte sobre a privatização da Eletrobras. A ação vai paralisar o julgamento no TCU por vinte dias, atrasando ainda mais o cronograma do governo de Jair Bolsonaro para a venda da estatal. O adiamento aproxima ainda mais a tramitação do processo do calendário eleitoral – o que pode causar dificuldades políticas e colocar em xeque a privatização da Eletrobras.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.