Blog pelo Paraná – Educação superior, Cidades inteligentes e Campanha Fraternidade

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, sábado 25 de fevereiro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Educação superior
Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pretendem cursar uma graduação por meio do Fies ou Prouni devem ficar atentos aos prazos de inscrição. As inscrições do Prouni acontecem de 28 de fevereiro até 3 de março de 2023. Já o FIES terá as inscrições abertas de 7 a 10 de março de 2023. As inscrições do Prouni devem ser feitas exclusivamente pelo site https://acessounico.mec.gov.br/prouni e as do FIES somente no https://acessounico.mec.gov.br/fies/.
 
Fies e Prouni
O Fies não concede bolsas de estudo, mas atua como um empréstimo do Governo Federal. Ao concluir a formação, o beneficiário terá que devolver o valor investido de maneira parcelada, sem juros e começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. O Prouni concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para alunos sem diploma de nível superior. Ao concluir a formação, o educando não deve nada ao governo e nem à instituição de ensino.

Fiscalização
Uma fiscalização mais intensiva nas estradas do Paraná deve começar em 1º de março, durante a época de escoamento da safra, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. O objetivo, segundo o órgão, é evitar acidentes, reforçar a segurança e orientar os motoristas.

Fase final
As obras de contenção da encosta da BR-277, na altura do km 41, em Morretes, litoral do Paraná, chegou à fase final, de acordo com DER-PR. A obra continua na perfuração do maciço rochoso.Além disso, o órgão informou que cerca de 25 metros de telas que previnem escorregamento de materiais sobre a rodovia também estão sendo instaladas.

Temporal
Pelo menos 150 casas ficaram destelhadas após um temporal registrado em Nova Laranjeiras, região central do Paraná, na quinta-feira (24), de acordo com a Defesa Civil. Ainda conforme o órgão, três residências ficaram destruídas e uma família ficou desalojada.O grupo foi recebido na casa paroquial do município. Ninguém ficou ferido.

Um ano de guerra
A invasão russa na Ucrânia completou um ano nesta sexta-feira (24) com um legado de imagens de bombardeios, prédios destruídos e mais de 40 mil mortos. Diversas iniciativas globais foram criadas , uma delas é promovida pelo Governo do Paraná, estado com o maior número de descendentes ucranianos no Brasil.O Programa de Acolhida aos Cientistas Ucranianos, idealizado por meio da Fundação Araucária e com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já recebeu 12 pesquisadores e suas famílias.

BRDE Labs
O BRDE Labs no Paraná programa de inovação e fomento ao empreendedorismo criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (28) para empresas que pretendam investir em inovação aberta.Com o tema “Inovação Verde e Equidade”, o programa busca parceiros que atuam no Estado e precisam de soluções inovadoras relacionadas ao tema central. É possível obter mais informações e acessar o formulário para se inscrever no site oficial : https://www.brdelabs.com.br/pr/

Cidades inteligentes
Pelo 5º ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo Intelligent Community Forum (ICF) Fórum de Comunidades Inteligentes. O ranking reafirma o status da capital paranaense como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.

Inteligentes ||
Três cidades paranaenses estão na lista da Smart21 Communities of 2023, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. Curitiba, Ponta Grossa (Campos Gerais) e Assaí (Norte) são as únicas cidades da América do Sul presentes no ranking, que em outubro vai indicar qual localidade, entre as 21 selecionadas, será a Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2023.

Pós carnaval
As Agências do Trabalhador do Paraná e os postos avançados de atendimento retomam suas atividades após o Carnaval com a oferta de 14.280 vagas de emprego com carteira assinada. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. O agendamento deve ser feito pelo site : https://www.trabalho.pr.gov.br/Trabalho

Renova Paraná
A partir das necessidades dos produtores em diminuir custos com energia elétrica, o governo do estado criou o programa Renova Paraná. Um dos objetivos é incentivar a geração de energia renovável, em especial, a biomassa e a solar. O programa é coordenado pelo Sistema Estadual de Agricultura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater. Para adquirir o benefício, o produtor pode contar com o auxílio dos profissionais do IDR.
 
Campanha Fraternidade
Trinta e três milhões de pessoas, um milhão no Paraná, estão em situação de fome no Brasil. Para chamar a atenção dos governos e da sociedade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta semana a Campanha da Fraternidade inspirada no lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2023 deste ano tem como tema: “Fraternidade e fome”.

Vai ter candidato
“O nosso objetivo é aumentar em muito o número de prefeituras. Chegar no mínimo a 25 prefeituras administradas pelo PT e dobrar o número de vereadores. Para isso é necessário o fortalecimento político do PT e enterrar o bolsonarismo no Paraná” – do presidente do PT do Paraná, deputado Arilson Chiorato.

Em Foz e Cascavel
“O PT vai disputar as eleições em todas as cidades do Paraná. Vamos organizar a chapa. O desafio agora é arrumar os diretórios em todos os municípios e disputar o máximo possível de prefeituras. Mas as principais cidades como Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu,Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e outras, nós iremos disputar as prefeituras. Estamos construindo isso já” – adiantou.

Comissões
A Assembleia Legislativa tem três novas comissões temáticas: Igualdade Racial; Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Minas, Energia e Água. Com isso, o legislativo passa a ter 29 comissões permanentes. A comissão de Igualdade Racial será presidida pelo deputado Renato Freitas (PT), a dos Direitos da Pessoa Idosa por Cobra Repórter (PSD) e a de Minas e Energia por Luís Corti (PSB).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.