Blog pelo Paraná – Eleição suplementar, Síndrome Respiratória e Copa do mundo

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, assinou sua filiação ao PSD. Foto: reprodução

Pré-candidata
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, assinou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) do Paraná. Com a filiação partidária, Huçulak está apta para disputar as eleições deste ano, que acontecerão em outubro. “Minha filiação ao PSD representa o começo de uma nova história. Entro com a missão de criar um projeto para fortalecer ainda mais a saúde pública do Paraná” afirmou Márcia Huçulak. Ela deve se candidatar a deputada estadual.

Eleição suplementar
Moradores do município de Agudos do Sul, aptos a votar, na Região Metropolitana de Curitiba, voltam às urnas, neste domingo (3). A eleição suplementar é para escolher o novo prefeito e vice-prefeito. São dois os candidatos: Diego Luiz Teixeira, da coligação Agudos Feliz de Novo (MDB/PT), e Jesse Zoellner, da coligação Agudos do Sul na Direção do Progresso (PP/PSD/Podemos/PSB/Pros).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O motivo…
A candidata mais votada para a prefeitura da cidade em 2020, Luciane Maria Teixeira, teve o registro indeferido em primeiro grau devido a uma condenação criminal. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata não chegou a ser diplomada.

Nova troca
O deputado federal Filipe Barros filiou-se ao Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro. Em nota oficial à imprensa, o parlamentar comunicou a troca do União Brasil pelo PL. No documento, ele diz que está ao lado do presidente Jair Bolsonaro desde 2015, quando ele ainda era deputado federal.

Medicamento
Recomendação final da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) insere o baricitinibe como o primeiro medicamento para o tratamento da covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é usado em casos de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.

Contra covid
O Paraná ultrapassou nesta sexta-feira (1) a marca de mais de 9 milhões de pessoas com ciclo vacinal primário completo, ou seja, que tomaram duas doses ou a dose única da vacina. Com esse número, o Estado está bem próximo de 80% da população geral imunizada e protegida contra as formas mais graves da doença. As cidades que mais vacinaram, em números absolutos de doses aplicadas, foram Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel , Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Colombo.

Faturamento
As cooperativas do ramo agropecuário do Paraná faturaram R$ 134,8 bilhões em 2021, um aumento de 34,6% em relação a 2020. Já as exportações cresceram 19,5%, chegando ao montante de US$ 6,3 bilhões. Os produtos industrializados responderam por 42% do faturamento total e 52% do recebimento de produção foi destinado à industrialização.

Pinhão liberado
A colheita e a venda de pinhão estão liberadas em todo o Paraná, desde que esteja maduro. As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Estado e ameaçada de extinção. Denúncias sobre a venda irregular e demais infrações ambientais podem ser feitas no link Fale Conosco, no site do IAT.

Campanha de vacinação
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (4), idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde podem receber a vacina. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 (incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente) e tipo B. É dose única e só recebem duas doses as crianças que serão vacinadas pela primeira vez até 2 anos de idade.

Síndrome Respiratória
A última edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz mostrou que a média móvel de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças de 5 a 11 anos teve um aumento de 309% entre a primeira semana de fevereiro e a última de março. Segundo o balanço, o crescimento foi de 110% na faixa de 0 a 4 anos. Na população adulta, houve queda em todas as idades.

Reforma ministerial
Jair Bolsonaro realizou mais uma reforma ministerial. Ao todo, dez ministros deixaram seus postos para disputar as eleições em outubro – entre eles Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura) e Braga Netto (Defesa).

Copa do mundo
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo no Catar colocou duas seleções europeias no caminho do Brasil na primeira fase: Sérvia, que será o jogo de estreia, dia 24 de novembro, e Suíça, segunda partida, dia 28. Pela primeira vez, a Copa do Mundo será realizada no fim do ano, em meio ao calendário europeu. A competição terá início em 21 de novembro com o anfitrião, Catar, jogando no Al Bayt com o Equador.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.