“Sabe do que o País precisa neste 7 de setembro?! Precisa de Paz. Paz para unir as diferentes correntes políticas em torno de um objetivo maior”. Foto: Orlando kisner/Alep

Blog pelo Paraná – Eleições 2022, Casos de covid e Paz para crescer

Paz para crescer
“Sabe do que o País precisa neste 7 de setembro?! Precisa de Paz.  Paz para unir as diferentes correntes políticas em torno de um objetivo maior. Paz para voltar a se desenvolver. Paz para retomar os empregos e reduzir a miséria. Paz para o homem do campo e paz para quem mora nas cidades. Precisamos levar paz para as famílias brasileiras e, com paz e serenidade, nos juntar para construir democraticamente um projeto de Nação. É a estabilidade que gera o progresso!” – do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Eleições 2022
O governador Ratinho Júnior (PSD) disse, em visita à Siqueira Campos, que ainda não há definição sobre o apoio aos pré-candidatos ao Senado. “Neste momento, estamos mais preocupados em enfrentar a pandemia e a retomada da economia. Temos muitos nomes cogitados, mas nenhum definido”, declarou. Quanto ao vice-governador, Ratinho observou que é bem provável que permaneça Darci Piana.

Novos destinos
A prefeitura de Maringá informou que ampliará o número de destinos para a alta temporada 2021/2022 do Aeroporto Regional de Maringá. O terminal terá voos diretos para Navegantes, em Santa Catarina, Rondonópolis e Cuiabá, no Mato Grosso, e Porto Seguro, na Bahia. Segundo a prefeitura, atualmente, o aeroporto conta com voos para Curitiba, Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.

100%
A Prefeitura de São José dos Pinhais instituiu o Programa Especial de Recuperação de Créditos, o PERC-SJP, que concede desconto em multas e juros incidentes sobre os tributos municipais. A campanha neste ano vai até 30 de novembro, com descontos de até 100% sobre juros e multas, além da possibilidade de parcelamento das dívidas. A renegociação acontecerá exclusivamente online e o próprio cidadão deverá emitir suas parcelas no Portal de Serviços.

Plantio seguro
Duas portarias emitidas pelo Ministério da Agricultura possibilitam que produtores paranaenses de soja tornem suas produções mais seguras. “Esse um grande passo no sentido de reforçar a necessária proteção do plantio da soja, contra a ferrugem asiática, estabelecendo uma linha importante para coexistirmos com essa enfermidade, controlá-la e combatermos”, disse em o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Casos de covid
O número de casos novos de Covid-19 caiu pela primeira vez em cinco semanas em Curitiba. Entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro (semana 77), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou 5.228 diagnósticos da doença pandêmica, 3,74% a menos do que na semana anterior. Por outro lado, o número de mortes voltou a crescer, foram 117 mortes por complicações causadas pela doença pandêmica. 

Norte Pioneiro
Ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participou da nomeação dos presidentes da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) para o biênio 2021/2022. “A Amunorpi trabalha para resgatar a representatividade dos municípios do Norte Pioneiro. Da mesma forma, o Cisnorpi atua para garantir acessibilidade dos moradores aos serviços de saúde ofertados aos municípios da região. Duas instituições que trabalham para o fortalecimento do Norte Pioneiro”, destacou o deputado.

Cicloturismo
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) confirmou a sanção, pelo governador Ratinho Júnior, do projeto de lei que cria o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho. A rota será integrada por trechos e trilhas que englobam as cidades de Jataizinho, Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Tamarana e Marilândia do Sul. “Este circuito vai fomentar ainda mais o turismo na região e o cicloturismo tem contribuído para valorizar trilhas e comunidades rurais do norte do Estado”, destacou o parlamentar.

Acima da média
O Paraná foi o quarto estado mais ágil do Brasil na abertura de empresas, com 1 dia e 14 horas. Foram 5.869 processos analisados, terceiro maior volume entre os estados brasileiros. O tempo está bem acima da média nacional de 2 dias e 22 horas. O Estado está reforçando o projeto de desburocratização e aceleração do processo de abertura de empresas. A proposta é implementar um ambiente único digital que agrupe todas as licenças necessárias que precisam ser viabilizadas pelo empreendedor para a emissão do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Evento da juventude
A senadora Simone Tebet (MDB) confirmou que visitará Curitiba em novembro. O convite foi feito pelo deputado Anibelli Neto, presidente do MDB paranaense, para participar de um evento da Juventude do partido. Tebet afirma que o encontro é uma grande oportunidade para discutir não só as eleições do ano que vem, mas a democracia “neste momento tão delicado da história do Brasil”.

Código eleitoral
O projeto do Código Eleitoral, que deve ser aprovado na próxima semana, tornará a Justiça Eleitoral praticamente dispensável, ao reforçar a soberania do voto sobre decisões judiciais. O novo Código define que, a partir de 2022, valerá a decisão do eleitor, eliminando a possibilidade de judicialização de resultados, após sua proclamação, ou cassação de mandato de políticos eleitos sob alegações tardias de “inelegibilidade”.

Covid na pauta
O diretor-geral da Organização Mundia da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus e o ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, reuniram-se para tratar sobre o aumento da produção e compartilhamento da vacina covid-19 no Brasil e na América Latina, a variante Delta e a necessidade de controlar a transmissão e a condição pós-covid-19. “Sugerimos também a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito da OMS para auxiliar os Estados na preparação dos sistemas nacionais de saúde ao cenário pós-Covid”, disse o ministro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR