Blog pelo Paraná – Eleições, Pleno emprego e Voz aos Imbecis

Filipe Barros (PL) vai disputar o governo do Paraná a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Divulgação.
Siga a gente no

Candidato
O deputado Filipe Barros (PL) com base eleitoral em Londrina (região Norte) abriu mão da reeleição, em tese, relativamente tranquila – para disputar o governo do Paraná a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, a ideia é garantir um palanque para Bolsonaro diante da indefinição do governador Ratinho Júnior (PSD) sobre quem apoiará na disputa pela Presidência da República.

Ainda tem tempo
Até sexta-feira, 13, foram entregues no Paraná 1.378.050 declarações do Imposto de Renda de 2.220.000 esperadas. Restam cerca de 800 mil documentos para serem entregues em apenas duas semanas para o encerramento do prazo sem pagar multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda.

Inscrições abertas
Já estão abertas as inscrições para o Pedala Metropolitano. Nesta edição, o percurso ciclístico será entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, no dia 5 de junho. Esta edição, devido à intensidade da atividade, não é recomendada para iniciantes.

Pesquisa
Atualmente, 21% dos eleitores no País se dizem de direita, praticamente o dobro dos que afirmam ser de esquerda, 11%. O maior grupo, porém, segue sem se identificar com nenhum dos lados da polarização, tampouco com o centro. A mais recente edição da pesquisa, realizada em dezembro do ano passado com 5.850 entrevistados pelo Instituto DataSenado, mostra um crescimento dos eleitores “nem de direita, nem de esquerda, nem de centro”.

Nova unidade
A cada ano, o oeste cresce mais e recebe grandes investidores. Agora a novidade é que a Volvo, fabricante de automóveis sueca, vai se instalar na região.O desembarque será em Toledo na sede do Biopark.  “A gente fica lisonjeado e a gente vê que o trabalho que a gente tem feito dentro do Biopark começa a ser reconhecido pelo mercado”, diz Victor Donaduzzi, diretor de Educação do Biopark.  

Eleições
Sem espaço para tentar a reeleição, o senador Alvaro Dias (Podemos) planeja “cair para cima” e pode novamente concorrer à Presidência da República. O Podemos avançou alguns passos a mais rumo à pré-candidatura do senador Flávio Arns, 71 anos, ao governo do Estado.

Voz aos Imbecis
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, disse que a internet deu voz aos imbecis. Ele reverberou o que afirmara Umberto Eco em 2015. O professor de semiótica italiano cunhou a célebre frase segunda qual “as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis”. ” A internet deu voz aos imbecis. Hoje, todo mundo é especialista. A pessoa coloca terno, gravata, um painel falso de livros atrás e começa a falar… desde guerra na Ucrânia até (sobre) gasolina, passando pelo Judiciário, e acaba sempre atacando o Supremo”, disse.

Nova Ferroeste
Começou ontem em Dourados (MS) a sequência de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental da Nova Ferroeste, idealizado pelo Governo do Paraná. O município fica a 90 quilômetros de Maracaju, ponto de partida da estrada de ferro que vai percorrer oito cidades do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá. As audiências são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto. Para a primeira semana estão programados mais dois encontros: Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27).

Candidatos da saúde
O MDB lança no próximo dia 27, a partir das 19h no Hotel Golden Park Internacional, o lançamento da pré-candidatura da psicóloga Rosa Maria Jeronymo Lima, ex-secretária de Saúde de Foz do Iguaçu. Rosa Maria deve disputar a Assembleia Legislativa no dia 2 de outubro. A servidora municipal faz parte do grupo de profissionais de saúde que ganharam visibilidade no combate à covid. Da lista estão o médico Daniel Soranz, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, e a enfermeira Márcia Huçulak, ex-secretária de Saúde de Curitiba.

Acima da inflação
As passagens aéreas subiram acima da inflação. E o problema é jogado ao custo do combustível. Na América Latina e Caribe a alta do querosene de aviação, utilizado por jatos e turboélices, foi de 14,6% da primeira semana de abril para maio. Nos EUA e Canadá esta alta chegou em 9,6% no mesmo período. No Brasil, o aumento é o dobro da inflação oficial. Segundo o IBGE, a alta é de 9,48%, enquanto o IPCA, principal índice de inflação, acumula alta em 2022 de 4,29%. As altas devem continuar nos próximos meses, com a proximidade das férias escolares em ambos os países (e, portanto, aumento na demanda por voos) e por ainda não haver uma clara resolução a curto prazo da Guerra da Ucrânia.

Querosene
Um grupo de empresários, liderado pelo SindHotéis, vai até o governador Ratinho Júnior (PSD) pela redução do ICMS do querosene da aviação civil. Hoje a alíquota é de 12% e para os hotéis, a redução deve ampliar o número de voos para Foz do Iguaçu.

Pleno emprego
Com as sucessivas quedas no desemprego nos últimos meses, o Paraná está cada vez mais próximo do pleno emprego, quando a população economicamente ativa está quase toda ocupada. No último recorte do IBGE, no primeiro trimestre de 2022 esse índice ficou em 6,8%, quatro pontos percentuais abaixo da média nacional (11,1%) e poucos pontos percentuais acima da margem da totalidade da população encaixada, em torno de 4% a 6%. A taxa de desocupação do Paraná no primeiro trimestre foi 10,8 pontos percentuais mais baixa do que a da Bahia, que chegou a 17,6%, a maior do País no período.

Pesquisa
O IRG está em campo entrevistando com 1500 paranaenses sobre a intenção de voto para presidência, ao Governo do Paraná e também para o Senado. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (19).  A pesquisa, registrada sob os números PR-08031/2022 e BR-01607/2022, será feita através de ligações telefônicas. O instituto IRG é o próprio contratante do levantamento. O intervalo de confiança é de 95% (noventa e cinco por cento) para uma margem de erro de 2,5%.

Denúncia
O Ministério Público apresentou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates (MDB). O MP sustenta que o marido da prefeita atua como “cogestor” e participa de reuniões e decisões administrativas da prefeitura, com a anuência da mulher. O Gaeco afirma que “ao permitir que seu marido […] participasse da gestão do Município”, a gestora “provocou sério abalo à credibilidade do Executivo Municipal perante a população local, causando, assim, desconfiança, desgosto, desapreço, angústia, intranquilidade e insegurança” aos moradores de Itaipulândia.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

-->