Blog pelo Paraná – Há vagas, Frentes de Batalha, Apoio, Fake news, Nova moda, Saldo positivo e Saúde infantil

Há vagas
Entre admissões e demissões, o Paraná abriu 28.341 vagas entre junho e agosto. O governador Ratinho Junior disse que a evolução dos últimos 90 dias  reforça a retomada da economia paranaense. “São números que mostram que as decisões tomadas pelo Estado estavam certas, mesmo diante de um cenário de incertezas decorrente da pandemia. A evolução é nítida e esperamos fechar o ano com uma taxa ainda mais robusta”.

Frentes de Batalha
A saúde do Paraná tem, no momento, três grandes frentes de “batalha”: a covid-19, o novo ano epidemiológico da dengue e a campanha de multivacinação que segue até o final de outubro.  As três frentes foram destaques da Comissão de Intergestores Bipartite que reuniu 200 diretores de regionais estaduais e secretários municipais de saúde.

Apoio
Após desistir de disputar a prefeitura, o ex-prefeito e deputado Gustavo Fruet (PDT) gravou vídeo de apoio a campanha do deputado Goura, candidato a prefeito de Curitiba.

Vice-líderes
O presidente Jair Bolsonaro, recebeu no Palácio da Alvorada, os 14 novos vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados. A partir de agora, cada partido da base de apoio ao governo tem um vice-líder. Bolsonaro agradeceu aos deputados por aceitarem o desafio. “Obrigado por nos ajudar a entregar um Brasil muito melhor que recebemos pra quem nos suceder no futuro”, disse.

Fake news
O TSE formalizou  uma parceria com o aplicativo de mensagens WhatsApp para enviar informações diretamente aos eleitores durante as eleições municipais deste ano.  Pela parceria, o aplicativo permitirá que o TSE envie mensagens sobre cuidados sanitários e para rebater informações falsas durante a campanha para eleitores que se cadastrarem nas ferramentas do tribunal. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o objetivo principal é “enfrentar comportamentos inautênticos e coordenados”.  

Nova moda
Com as eleições durante a pandemia do coronavírus e a pauta da saúde em alta, o número de candidatos que usam alguma referência à área no nome de campanha aumentou 81,5% no Paraná, em relação às eleições de 2016. O TSE afirma são 639 candidatos que usam “do postinho”, “da saúde”, “da farmácia” e “do hospital” nos nomes, entre outras referências à área da saúde.

Superávit
O Estado fechou o segundo quadrimestre de 2020 com um superávit primário de R$ 666,99 milhões, segundo o secretário Renê Garcia Júnior. (Fazenda). O secretário, destacou que mesmo com o resultado aparentemente favorável, há o temor de piora no cenário em 2021, com o fim do auxílio emergencial do governo federal e a retomada da cobrança das dívidas dos estados com a União no ano que vem.

Orçamento
Renê Garcia Júnior afirmou que, apesar da crise, o Estado tem cumprido suas obrigações orçamentárias, e que é preciso manter ações para que o equilíbrio financeiro seja mantido durante os próximos anos.

Saldo positivo
Ponta Grossa é a cidade que mais criou novas vagas de emprego no Paraná neste ano de 2020. “Ponta Grossa tem uma política bem estruturada a respeito da geração de empregos e foi isso que garantiu um saldo tão positivo mesmo diante dessa crise econômica gerada em decorrência de uma pandemia na saúde”, disse a candidata a prefeita, Professora Elizabeth.

Saúde infantil
A ex-governadora Cida Borghetti pediu ao ministro Eduardo Pazuello (Saúde) a inclusão de médicos pediatras no programa Médicos pelo Brasil. A embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF) reforçou o pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Saúde infantil II
A ex-governadora também entregou ao ministro Pazuello demandas da Santa Casa de Curitiba e tratou também sobre as obras de finalização e as necessidades para o início da operação do Hospital da Criança de Maringá. A obra atingiu 80% de conclusão em meados de agosto e a entrega está prevista para outubro deste ano.

Consamu
O Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste) recebeu da Secretaria Estadual de Saúde oito ventiladores respiratórios portáteis para equipar o suporte avançado das equipes do consórcio. A entrega dos equipamentos e a assinatura do termo de cessão de uso foram feitas pelo secretário estadual Beto Preto (Saúde) e presidente do Consamu, Jucenir Leandro Stentzler. O consórcio é formado por 43 cidades do oeste, abrangendo mais de um milhão de habitantes.

Indecente
O senador Flávio Arns (Podemos) reagiu com indignação ao anúncio do governo federal de tirar recursos do Fundeb para custear um novo programa social, o Renda Cidadã. “Essa proposta é um absurdo e a justificativa, indecente. Programas de assistência social são essenciais no mundo inteiro, mas não com recursos da educação. Os desafios são gigantescos na área da educação e se o Brasil quiser ter presente e futuro tem que investir em ações educacionais, que serão prioridade no período pós-pandemia”, afirmou.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.