Blog pelo Paraná – Impacto da vacinação, Desenvolvimento urbano e Despesas públicas

O vice-governador Darci Piana assumiu o governo do Paraná nesta quinta-feira, 7.

Governador em exercício
O vice-governador Darci Piana assumiu o governo do Paraná nesta quinta-feira, 7. O governador Ratinho Junior (PSD) embarcou para os Emirados Árabes Unidos para participar da Expo-Dubai, feira internacional de negócios. Piana é o governador em exercício até o dia 17 deste mês. O Brasil é um dos 192 países que marcam presença no evento, que será realizado até março de 2022. A Expo 2020 terá como tema “Conectando mentes, criando o futuro” e focará em soluções para sustentabilidade, mobilidade e oportunidades. O Brasil aposta na exposição como uma vitrine para “reposicionar” sua imagem perante a comunidade internacional e superar a crise econômica depois de meses de pandemia.

Impacto da vacinação
A farmacêutica Pfizer vai avaliar o impacto da vacinação em massa contra covid-19 na população acima de 12 anos no município de Toledo, no Paraná. Todas as pessoas que buscarem o sistema de saúde com sintomas suspeitos devem ser convidadas a participar do estudo. De acordo com o prefeito Luis Adalberto Pagnussatt, quase 98% da população a partir de 12 anos, cerca de 121 mil pessoas, recebeu a primeira dose. Os pesquisadores então vão buscar o histórico do paciente para avaliar o status vacinal e relacionar com os sintomas identificados. Os pesquisadores querem entender o impacto da vacina da Pfizer na hospitalização de pacientes, na necessidade de UTI e ventilação mecânica, na mortalidade, na qualidade de vida e, também, na possibilidade de uma segunda infecção pelo coronavírus. 

SESC Paraná
O SESC Paraná abriu processo seletivo para 154 bolsas de estudo na Educação Infantil para ingresso de alunos de 3 a 5 anos nas turmas de 2022, nos períodos da manhã, tarde e integral. Para concorrer à oportunidade, o candidato deverá ser dependente de trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 29 de outubro. Além de declarar relação com comerciários, também será necessário comprovar renda familiar bruta de até três salários mínimos.

Vestibular 4.0
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está com inscrições abertas para três processos seletivos com ingresso no primeiro semestre de 2022, chamados de vestibular 4.0, em três modalidades: geral, medicina e American Academy Health. As provas são realizadas de forma remota, com monitoramento em tempo real, ao vivo, conduzido por fiscais e com auxílio de Inteligência Artificial (IA). As inscrições podem ser realizadas no site multiversidade.pucpr.br até o dia 13 de outubro e a prova será aplicada no dia 17 do mesmo mês. 

Posição de destaque
Reunindo 453 universidades, o ranking da AD Scientific Index classifica a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em posição de destaque quanto ao desempenho científico. A instituição multicampi, com unidade em Foz do Iguaçu, conquistou o 79º lugar no levantamento que abrange universidades de toda a América Latina. O reitor Alexandre Webber relacionou o reconhecimento científico ao papel da Unioeste. Para ele, o lugar obtido enfatiza a importância “que o investimento na educação pública, gratuita e de qualidade tem para o nosso país”, declarou.

Eletromobilidade
Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) iniciaram a prospecção de uma nova parceria com o município de Curitiba para o financiamento de ônibus elétricos, infraestrutura de carregamento para a eletromobilidade e a diversificação de modais com emissão de baixo carbono. Os trabalhos com vistas à eletromobilidade estão integrados ao planejamento da cidade como parte da meta Viva uma Nova Mobilidade Urbana, prevista no plano de governo 2021/2024 do prefeito Rafael Greca e que pretende a ampliação da intermodalidade com prioridade a sistemas movidos à energia limpa.

Repasses
A Secretaria Estadual da Fazenda transferiu aos municípios paranaenses, entre janeiro e setembro de 2021, R$ 7,5 bilhões. Os depósitos são referentes a repasses de Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Fundo de Exportação (FPEX) e royalties do petróleo.  Parte do valor total arrecadado (20%) com o ICMS é direcionado também ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), para promover o financiamento da educação básica pública.  

Desenvolvimento urbano
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou a carta de adesão ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maringá (PDUI – RMM). O projeto  representa os esforços do governo estadual e do Programa Paranacidade para adequação dos municípios à Política de Desenvolvimento Urbano. “Por meio do PDUI, os municípios da Região Metropolitana de Maringá discutirão e poderão elaborar, de forma conjunta, projetos de mobilidade metropolitana, planejamento territorial e uso do solo, e meio ambiente e saneamento”, explica Ulisses Maia. Com a adesão ao programa, a Prefeitura de Maringá se compromete a colocar o interesse comum acima do local, a implantar processos permanentes e compartilhados de planejamento e tomada de decisão e compatibilizar seu Plano Diretor ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, entre outros compromissos.

Fluxo em ascensão
O Aeroporto Regional de Maringá teve o maior fluxo de passageiros do ano. O recorde do ano se deu no mês de setembro, com 44.335 operações, sendo 22.355 embarques e 21.980 desembarques. Comparado ao mesmo período de 2020, 16.885 operações, o número este ano é quase três vezes maior. Além disso, a direção do Aeroporto projeta um aumento de 44,8% no fluxo de operações em 2021 em relação a 2020. A estimativa é uma combinação de diferentes fatores. Maior oferta de assentos nas aeronaves pelas companhias, avanço na vacinação, retomada econômica com mais negócios e dinheiro circulando na cidade, iniciativas do setor de turismo, entre outros. “São condições que aumentam a confiança das pessoas e motivam a realização de viagens a negócios ou passeios”, comenta o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende.

Óbitos por Covid
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de 1 de outubro, 176 dos 399 municípios paranaenses não registram óbitos por Covid-19 há 30 dias, ou seja. 44,1% do total. O levantamento mostra ainda que 261 municípios não registraram mortes por Covid-19 há sete dias, 65,4% do total. Outras 25 cidades não registraram mortes pela doença há mais de 100 dias, 6,2% do total. A única cidade que não registrou nenhuma morte em decorrência da Covid-19. é Boa Esperança do Iguaçu, localizada no Sudoeste do estado, com pouco mais de 2700 habitantes.

Membros da União
O deputado federal paranaense Pedro Lupion (DEM) foi escolhido como membro suplente da executiva nacional do União Brasil, o partido que resultou na fusão entre o DEM e o PSL. Lupion é o único representante do Paraná na cúpula da nova sigla. Foram empossados o presidente Luciano Bivar, 11 vice-presidentes, o secretário-geral ACM Neto e 1º secretário Efraim Filho, a tesoureira Maria Emília Gonçalves de Rueda e 1º tesoureiro Clóvis Cavalcanti, 16 membros titulares e 16 membros suplentes.

Despesas públicas
A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou o Projeto de Lei  2695/2019, de autoria do Senador Flávio Arns, que trata da disponibilização de documentos necessários à promoção da transparência no âmbito das despesas públicas. Entre outras medidas, a proposta determina a divulgação, na íntegra, de recibos e notas fiscais referentes a ressarcimentos de agentes públicos e de gastos com cartões governamentais. Ao mesmo tempo, proíbe que sejam classificadas como sigilosas as despesas de caráter pessoal, como alimentação, bebida, telefone, restaurante e hospedagem. A matéria seguiu para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.