Blog pelo Paraná – Lamento, Transporte no segundo turno e Dengue no Paraná

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, quinta-feira 27 de outubro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Lamento
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) lamentou a falta de discussão dos grandes temas do país na campanha eleitoral voltada para uma pauta “medíocre e de discussão emocional”. Além disso, o senador criticou excessos e exageros, “venham de quem vier”.

Brasil Pack
A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina aprovou o projeto de lei do prefeito Professor Zezão (Podemos) que prevê a instalação da empresa Brasil Pack Indústria e Comércio de Embalagens na cidade A BrasilPack é fabricante de embalagens e sistemas de embalamento voltado para o mercado de alimentos como sacos a vácuo, copos, potes com lacre e recipientes para laticínios. O empreendimento vai gerar 200 empregos.

Sem prisão
Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.

Consumo de energia
Os paranaenses consumiram 2,5% mais energia no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Foram 7.924 GWh (gigawatt-hora) entre julho e setembro de 2022. Além disso, no acumulado do ano, de janeiro a setembro, o crescimento foi de 3,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Vinícola Garibaldi
As premiações dos produtos da Cooperativa Vinícola Garibaldi no exterior, aliadas à presença em diversas feiras mundo afora, têm internacionalizado cada vez mais a marca com consequentes resultados positivos também sobre os negócios. Neste ano, a cooperativa abriu frentes de comercialização, inserindo a Guiana na lista dos países que podem comercializar seus produtos.

Sem culpa
O TRE-PR isentou o Estado de qualquer responsabilidade sobre o disparo irregular de mensagem SMS com texto com apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O caso foi arquivado.

Dengue no Paraná
O Paraná registrou mais 56 casos de dengue no ano epidemiológico iniciado em agosto deste ano. Agora já são 1.216 casos no total e duas mortes pela doença. Deste total, 983 são autóctones, ou contraídos no próprio local.

Transporte no segundo turno
O TSE aprovou na terça-feira, 25, uma instrução para garantir que estados e municípios possam oferecer transporte público gratuito aos eleitores no segundo turno das eleições, no domingo (30).

e-Título
Os eleitores de todo país têm até o próximo sábado (29), véspera do segundo turno das eleições, para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor. O e-Título pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto.

Vote no segundo turno
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. A justificativa precisa ser feita até o dia 1º de dezembro para que o eleitor continue com o título regularizado.

Assédio Eleitoral
A Justiça do Trabalho ordenou na terça-feira, 25, que empresas de comércio e turismo não façam assédio eleitoral contra funcionários, sob pena de multa de R$ 10 mil por trabalhador constrangido.

Multa
O TRE-PR aplicou multas para o ex-deputado federal Boca Aberta, a mulher dele, vereadora Mara Boca Aberta (Pros) e o filho do casal, o deputado estadual Boca Aberta Júnior (Pros). Segundo o TRE, as multas chegam a R$ 330 mil. De acordo com o tribunal, a família foi multada porque o ex-deputado fez campanha mesmo não sendo candidato.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.